Competitividade: Como o Brasil se posiciona em relação aos principais concorrentes

A Agência CNI de Notícias apresenta a série Competitividade Brasil. Serão quatro matérias comparando a economia nacional com países da América Latina, BRICS, economias desenvolvidas e emergentes da Ásia

O relatório Competitividade Brasil 2019-2020, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), monitora o desempenho do Brasil em relação a seus parceiros e também concorrentes. A CNI analisa a economia brasileira em relação a um grupo de 17 outras economias, com características similares às nacionais. Desde 2010, o Brasil permanece na penúltima posição, sendo que nesta edição ficou à frente apenas da Argentina. 

VÍDEO: Como é feito o cálculo da competitividade?

A partir desta terça-feira (8) até sexta-feira (11), a Agência CNI de Notícias fará um recorte ainda mais específico para apresentar a situação do Brasil em relação aos outros BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul), outros países na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru), economias de maior PIB per capita (Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Espanha) e mercados emergentes da Ásia (China, Índia, Indonésia e Tailândia). 

O relatório permite observar que a melhora no ambiente de negócios, com redução de burocracias e avanços na legislação trabalhista, ainda não foi suficiente para tirar o país das últimas classificações. Isso ocorre porque, ao mesmo tempo que o Brasil se moderniza, as outras economias também fazem seu dever de caso. 

Confira a pesquisa completa no Portal da Indústria

A partir da comparação mais segmentada, o leitor poderá entender quais passos serão necessários para o Brasil competir em pé de igualdade em cada uma das arenas que está competindo.

“O principal objetivo da CNI é elevar a competitividade geral da economia brasileira, tarefa essencial para atingirmos o desenvolvimento econômico e social”, explica a economista responsável pelo estudo da CNI, Samantha Cunha.

Confira as matérias da série Competitivade Brasil:

08/09/2020 - VÍDEO: Brasil ocupa penúltima posição em competitividade

08/09/2020 - Financiamento e tributação prejudicam Brasil na América Latina

09/09/2020 - Brasil fica em último lugar em relação aos BRICS

10/09/2020 - VÍDEO: Como é feito o cálculo da competitividade?

10/09/2020 - Brasil à frente das economias de maior PIB per capita no fator Trabalho

11/09/2020 - Brasil não lidera nenhum fator de competitividade contra os países emergentes da Ásia

Relacionadas

Leia mais

Custo do capital e tributação travam desempenho do Brasil frente a outros 17 países
CNI oferece dicas para as empresas acessarem linhas de financiamento
Brasil avança quatro posições no Índice Global de Inovação e chega ao 62ª lugar

Comentários