Quando há mais oportunidades para as mulheres, todos ganham, diz Mônica Sousa

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a personagem mais famosa dos gibis fala sobre propriedade intelectual e empoderamento feminino

Mônica de Sousa foi a inspiração para a personagem mais famosa do Brasil. Diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), é responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia. Empreendedora com visão crítica e inovadora de negócios, Mônica levou sua atuação também para projetos de inclusão social.

Ela criou o projeto Donas da Rua, para o empoderamento feminino, em que as jovens personagens da Turma da Mônica reforçam a autoestima das futuras mulheres. Conselheira do projeto Winning Women, da EY, foi uma das ganhadoras do 12º Prêmio Excelência Mulher.

Mônica é formada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e especializada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e do Pacto Global. Confira a entrevista que ela concedeu à Agência CNI de Notícias:

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - A Mauricio de Sousa Produções é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global. Também conhecemos algumas ações de engajamento em prol desta causa, como HeForShe e Donas da Rua. Qual o resultado esperado com tais ações e a importância de se posicionar nesta causa?

MÔNICA DE SOUSA -  Desde sua fundação, há quase 60 anos, a Mauricio de Sousa se vê como uma empresa que tem a responsabilidade de contribuir com a sociedade brasileira. A Mônica é a única personagem a ocupar o cargo de embaixadora do UNICEF, e completou, no ano passado, 10 anos no posto. Chico Bento é embaixador das nascentes do Pantanal em parceria com o WWF-Brasil, para citar alguns exemplos.

Ao longo desses anos, fizemos mais de 200 campanhas institucionais, contribuindo para levar às famílias temas como o cuidado com o meio ambiente, a importância da inclusão e do respeito às diferenças. A campanha Donas da Rua reflete algo que estava no DNA da personagem desde as primeiras tirinhas de jornal, nos anos 1960: a importância de dar oportunidades às mulheres. Acreditamos que esse engajamento vem de modo natural, alinhado com nossos valores.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Neste 26 de abril comemora-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual escolheu o tema Agentes da Mudança: As Mulheres na Inovação e na Criatividade. Para você, qual a importância de colocar a Mulher como protagonista numa campanha sobre PI?

MÔNICA DE SOUSA - O personagem da Mônica é protagonista na essência. Ela e as outras personagens da Turma podem servir de exemplo para que as meninas acreditem em si mesmas e não se sintam limitadas por seu gênero. Estudos mostram que, quando há mais oportunidades para as mulheres, todos ganham e, inclusive, os resultados econômicos são melhores. Se as mulheres ampliarem seu espaço dentro da indústria criativa, traremos novas visões e novas oportunidades para todos. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - A Turma da Mônica é uma empresa que tem como essência a criatividade. Qual a importância da Propriedade Intelectual para o seu negócio?

MÔNICA DE SOUSA - A Propriedade Intelectual é a nossa matéria-prima, a principal garantia de que artistas que acreditaram nos próprios sonhos e criaram personagens inicialmente sozinhos, possam hoje gerar milhares de empregos e levar a cultura brasileira para todo o país e para o exterior. Segundo dados do Ministério da Educação, as atividades culturais e criativas respondem por 2,64% do PIB, 1 milhão de empregos diretos e cerca de R$ 10,5 bilhões em impostos diretos. Temos muito orgulho de saber que as criações de Mauricio de Sousa fazem parte deste universo.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O que ainda precisa ser feito para a melhoria do ambiente de negócios de Propriedade Intelectual no Brasil?

MÔNICA DE SOUSA - Esse tema é muito amplo, mas considero importante salvaguardar as garantias legais para que o artista possa explorar sua criação. Quanto mais informação para os novos artistas registrarem suas propriedades e menos burocracia e entraves à liberdade do artista, mais a sociedade ganha em retorno, com mais opções de conteúdo de qualidade, mais empregos, mais recolhimento de impostos.

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