Brasileiro é reconhecido como o melhor competidor entre os 1.200 participantes do mundial de profissões

Aluno do SENAI, Luís Carlos Sanches Machado Júnior, é o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Albert Vidal na WorldSkills

Luís Carlos, à direita, recomenda que todos façam cursos de educação profissional: "quando você entrar numa faculdade, vai estar muito mais preparado. Vai ser ser um aluno diferenciado", diz

O jovem Luís Carlos Sanches Machado Júnior, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), é o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Albert Vidal na WorldSkills - olimpíada mundial de educação profissional. Aos, 20 anos, o jovem alcançou 571 pontos em Tecnologia Automotiva, conquistando, também, a medalha de ouro. O Prêmio Albert Vidal é uma homenagem ao fundador da WorldSkills International e reconhece o concorrente que atinge a pontuação total mais alta de todos os competidores de todas as categorias da disputa. Este ano, três pessoas empataram com a mesma pontuação. Além de Luís Carlos, o sul-coreano Jeong Woo Seo, da mesma ocupação que o brasileiro - Tecnologia Automotiva -, e a britânica Rianne Chester, que competiu em Estética e Bem-Estar.

Antes de a competição começar, ele disse à Agência CNI de Notícias que estava treinando das 8h da manhã às 9 da noite, de segunda a sábado, para ficar em primeiro lugar. Hoje ele teve a prova de que valeu o esforço. Confira:

Agência CNI de Notícias: Você veio para brigar por uma medalha e está voltando para casa como o melhor do Brasil e não só isso, o melhor do mundo. Como foi receber esse resultado?
Luís Carlos Sanches Machado Júnior: Nossa Senhora! Primeiro é agradecer a Deus e reconhecer que tudo valeu a pena. Faz quatro anos que eu estou em treinamento. É muito puxado, de manhã cedo até tarde da noite. Eu não sei nem o que está acontecendo. É uma sensação muito boa ter essa oportunidade e receber esse mérito.

Agência CNI de Notícias: Como começou sua história na área de automobilística?
Luís: Eu sempre gostei da área em que atuo. Quando eu ingressei no SENAI, em Bauru (SP), a estrutura era muito boa. Fiz aprendizagem industrial, depois curso técnico, e fiz outros cursos mais rápidos também. Eu entrei e não quis parar mais.

Agência CNI de Notícias: Quais são os planos para sua vida profissional?
Luís: Eu tenho planos de fazer faculdade de engenharia mecânica, mas quero esperar um pouco e entender tudo o que está acontecendo. Quero atuar na área de automobilística, mas não tenho ainda uma empresa em mente. Vou voltar para casa, em Bauru (SP), ficar um pouco com a minha família e pensar. Meus pais estão aqui comigo. Está todo mundo chorando de felicidade. Todo mundo muito feliz.

Agência CNI de Notícias: O que você tem a dizer para os outros jovens sobre a experiência na educação profissional?
Luís: Que façam. Quando você entrar numa faculdade, vai estar muito mais preparado. Vai ser ser um aluno diferenciado.

Agência CNI de Notícias: Na sua opinião,  o que fez de você um grande campeão?
Luís: Essa medalha foi de muita gente. A gente trabalhou e se dedicou muito mesmo para a competição. Acho que é resultado disso. Os profissionais que se envolveram no meu trabalho, me ajudando. Teve uma grande equipe que trabalhou para ela.

SAIBA MAIS
- Brasil conquista primeiro lugar em ranking total de pontos e ganha maior número de medalhas em olimpíada mundial de profissões
- Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015
- Emocionados, brasileiros campeões do mundo comemoram resultado na olimpíada internacional de profissões

LINKS RÁPIDOS Veja todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/cniweb/albums/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Emocionados, brasileiros campeões do mundo comemoram resultado na olimpíada internacional de profissões
Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015
Todos os competidores da WorldSkills 2015 são campeões, diz Robson Braga de Andrade

Comentários