O jovem Luís Carlos Sanches Machado Júnior, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), é o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Albert Vidal na WorldSkills - olimpíada mundial de educação profissional. Aos, 20 anos, o jovem alcançou 571 pontos em Tecnologia Automotiva, conquistando, também, a medalha de ouro. O Prêmio Albert Vidal é uma homenagem ao fundador da WorldSkills International e reconhece o concorrente que atinge a pontuação total mais alta de todos os competidores de todas as categorias da disputa. Este ano, três pessoas empataram com a mesma pontuação. Além de Luís Carlos, o sul-coreano Jeong Woo Seo, da mesma ocupação que o brasileiro - Tecnologia Automotiva -, e a britânica Rianne Chester, que competiu em Estética e Bem-Estar.
Antes de a competição começar, ele disse à Agência CNI de Notícias que estava treinando das 8h da manhã às 9 da noite, de segunda a sábado, para ficar em primeiro lugar. Hoje ele teve a prova de que valeu o esforço. Confira:
Agência CNI de Notícias: Você veio para brigar por uma medalha e está voltando para casa como o melhor do Brasil e não só isso, o melhor do mundo. Como foi receber esse resultado?
Luís Carlos Sanches Machado Júnior: Nossa Senhora! Primeiro é agradecer a Deus e reconhecer que tudo valeu a pena. Faz quatro anos que eu estou em treinamento. É muito puxado, de manhã cedo até tarde da noite. Eu não sei nem o que está acontecendo. É uma sensação muito boa ter essa oportunidade e receber esse mérito.
Agência CNI de Notícias: Como começou sua história na área de automobilística?
Luís: Eu sempre gostei da área em que atuo. Quando eu ingressei no SENAI, em Bauru (SP), a estrutura era muito boa. Fiz aprendizagem industrial, depois curso técnico, e fiz outros cursos mais rápidos também. Eu entrei e não quis parar mais.
Agência CNI de Notícias: Quais são os planos para sua vida profissional?
Luís: Eu tenho planos de fazer faculdade de engenharia mecânica, mas quero esperar um pouco e entender tudo o que está acontecendo. Quero atuar na área de automobilística, mas não tenho ainda uma empresa em mente. Vou voltar para casa, em Bauru (SP), ficar um pouco com a minha família e pensar. Meus pais estão aqui comigo. Está todo mundo chorando de felicidade. Todo mundo muito feliz.
Agência CNI de Notícias: O que você tem a dizer para os outros jovens sobre a experiência na educação profissional?
Luís: Que façam. Quando você entrar numa faculdade, vai estar muito mais preparado. Vai ser ser um aluno diferenciado.
Agência CNI de Notícias: Na sua opinião, o que fez de você um grande campeão?
Luís: Essa medalha foi de muita gente. A gente trabalhou e se dedicou muito mesmo para a competição. Acho que é resultado disso. Os profissionais que se envolveram no meu trabalho, me ajudando. Teve uma grande equipe que trabalhou para ela.
SAIBA MAIS
- Brasil conquista primeiro lugar em ranking total de pontos e ganha maior número de medalhas em olimpíada mundial de profissões
- Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015
- Emocionados, brasileiros campeões do mundo comemoram resultado na olimpíada internacional de profissões
LINKS RÁPIDOS Veja todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/cniweb/albums/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada