Jovens, tecnologia e robôs: a mistura perfeita que abre caminho para Indústria 4.0

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, explica como a robótica educacional tem transformado a maneira de aprender e ensinar

A robótica está provocando uma revolução nas salas de aulas. E não estamos falando apenas de robôs, mas de tudo que precisa ser pensando antes do funcionamento da máquina. A robótica vai além dos cálculos e desenvolvimento de sistemas autônomos, envolve criatividade, trabalho em equipe e vontade de aprender.

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mól, explica como a metodologia educacional está se tornando a base dos futuros profissionais que o mercado precisa.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - A robótica é muito ligada à Matemática, Física e engenharias, mas a metodologia leva os alunos muito além disso. Certo?

PAULO MÓL - A prática da robótica é bem democrática, e isso é extremamente importante. Talvez em um primeiro momento a gente possa imaginar que apenas os alunos que tenham mais facilidade em Matemática, Ciências e engenharias se aproximem dos torneios de robótica. Mas quando a gente analisa o que acontece nos torneios, a robótica é muito mais democrática do que se percebe.

Porque na verdade é um projeto que envolve 8 a 10 alunos em cada time, e cada um com tarefas muito diferentes. Tem um aluno que vai montar o robô, mas tem o outro que vai pensar no design, o outro vai pensar nos materiais, mas também tem aquele que vai apresentar o projeto. Tem alguém com oratória estruturada e, ainda, o aluno que fica responsável pela tesouraria da equipe.

Para cobrir os gastos, eles buscam recursos, promovendo festas, por exemplo. Então é muito diverso e com uma participação muito forte de meninas. O que é muito legal, porque as pessoas pensam que robótica é coisa de meninos. É coisa de meninos também. Mas no ano passado, tivemos um time terceiro colocado no Mundial de Robótica nos Estados Unidos que era formado apenas por meninas, era a equipe Jedi’s do SESI de São Paulo. Então, é aprender Ciências e Matemática, mas de uma maneira bem mais divertida. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - E a gente percebe que há um envolvimento emocional que já começa com a montagem do time.

PAULO MÓL - Tem um comprometimento pessoal que é muito importante. Quando eu olho para essas crianças que trabalham com a robótica e começam a participar dos torneios, eu consigo prever  profissionais muito bem preparados por várias razões. Primeiro porque tem um desafio que precisa ser concluído que é a construção de um robô, que terá atividades a serem cumpridas. A cada temporada os robôs precisam ter algumas funcionalidades e os estudantes precisam desenvolver esses projetos. 

Para desenvolver uma solução, a equipe precisa chegar a um denominador comum, e aí é outra habilidade a ser desenvolvida, falar, mas também ouvir. Entender qual o melhor caminho e chegar a uma conclusão. Isso é essencial e muito requisitado no mercado de trabalho. Porque você pode ser um gênio, mas ninguém trabalha sozinho. Existe uma rede, uma conexão muito grande com as outras pessoas, os projetos sao coletivos. Com isso você precisa desenvolver uma relação interpessoal muito importante. Sem falar nos valores morais que são extremamente relevantes. 

Na edição passada, fiquei tocado com o caso de um aluno que faleceu com câncer no meio do processo. O time soube superar um momento de dificuldade com a perda de alguém muito importante. E no final fizeram homenagem ao integrante que havia partido. Então, isso faz parte da vida. Perdas, ganhos e diversidade. A robótica de fato transforma a vida desses alunos.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Qual a relação da Indústria 4.0 com o ensino da robótica em sala de aula?

PAULO MÓL - O torneio de robótica faz com que o aluno comece a experimentar o que é essa nova indústria. Ele desenvolve habilidades que são essenciais para o setor. Na etapa nacional, em março deste ano, além das categorias FIRST LEGO League e FIRST Tech Challenge, nós trouxemos a Fórmula 1 nas Escolas. Os alunos tinham de fazer protótipos de carros de F1, mas que podem chegar a 90km por hora. E eles precisavam entender quais as propriedades físicas para que o carro andasse mais rápido. Começaram as pesquisas, por exemplo, sobre uma tintura rugosa ou lisa para ter uma melhor performance. O formato do carro, a aerodinâmica também é importante.

Eles começaram a pesquisar sobre um túnel de vento, que é algo super complexo. Não tiveram dúvidas, foram pra internet e aprenderam. Esses alunos do ensino médio, que nunca tinham ouvido falar nisso, criaram esse túnel para fazer o teste nos carros. Isso é conexão com a Indústria 4.0. É você se preparar para qualquer tipo de desafio.

Há estudos mostrando que daqui pra frente eu posso ter 2, 3 ou 4 profissões na minha vida. Ou seja, eu preciso me reconstruir. Saber que os desafios são novos e eu preciso me desenvolver. Então, o aluno da robótica começa a entrar neste mundo, com desafios desconhecidos que ele precisa buscar soluções. Isso conecta os estudantes ao mercado de trabalho e à Indústria 4.0. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Podemos dizer também que é uma competição amistosa?

PAULO MÓL – É muito curioso como eles competem entre si nos torneios. O tempo todo eles torcem pelo sucesso do outro. Óbvio que você fica triste se não ganhar, mas sempre aplaudinho e colaborando com o resultado do outro. 

As equipes são avaliadas em quatro categorias e uma delas é exatamente a questão dos valores morais. É o trabalho de maneira ética, responsável e ouvindo a opinião dos outros. É como se fosse o Fair Play e isso é essencial na conquista do torneio. Não é só a construção do robô, o desempenho do robô e o projeto de pesquisa, mas conta pontos a maneira como tudo foi desenvolvido. 

Por exemplo, não pode ter bullying. O time precisa saber ouvir as informações e comentários das pessoas que querem ajudar. A triagem e a gestão dessas informações e a maneira como eles interagem entre si. Enfim, tudo isso precisa ser demonstrado para os juízes e representa 25% da pontuação para a conquista do torneio. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – A competição de robótica tem uma parte prática, mas também todo um trabalho de pesquisa. Como eles se organizam para isso?

PAULO MÓL - A cada edição tem um tema. Na atual temporada, pra marcar os 50 anos da chegada do homem à lua, o tema é espaço. Os projetos tinham de apresentar soluções inovadoras para a vida e viagens espaciais. Como no ano passado nós vencemos o Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos, na categoria de 9 a 16 anos, isso chamou atenção do pessoal da NASA. Um representante da NASA veio acompanhar o Festival SESI de Robótica, no Rio de Janeiro, e ficou muito surpreso com os projetos dos nossos estudantes a respeito do espaço. Eu diria que alguns projetos poderiam inclusive ser vendidos para a NASA.

O que eu percebo na escola é que o aluno quando entra no torneio de robótica puxa pra cima o nível de aprendizado. Os estudantes começam a fazer perguntas muito específicas e precisam de uma ajuda muito qualificada do professor. Essa é a escola do futuro e o torneio de robótica promove esse tipo de ação.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – É um ensino multidisciplinar?

PAULO MÓL – Esse é o grande lance porque a  robótica é extremamente inclusiva. Óbvio que o estudante mais ligado em tecnologias vai cuidar da montagem do robô, mas é preciso outro para apresentar ou vender o projeto. Então, cada um tem o seu papel nesse processo. Cada um tem seu espaço. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Como são definidas as faixas etárias para as competições? 

PAULO MÓL – Nos torneios mundiais existem três categorias. Na categoria FIRST LEGO League a idade varia de 9 a 16 anos. É o mais relacionado hoje no Brasil com o ensino fundamental. Eles projetam e constroem robôs autônomos com peças LEGO. Essas máquinas precisam cumprir determinadas atividades. 

Em outra categoria, o FIRST Tech Challenge, são estudantes de 15 a 18 anos. São robôs maiores que não usam peças de Lego e com tarefas muito mais complexas. O robô do FTC tem de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena.

Por último, há o FIRST Robotics Competition, em que estudantes de 14 a 18 anos projetam robôs industriais de até 56 quilos para executar tarefas em uma arena. Nos Estados Unidos, este é o grande torneio e com forte apoio de empresas e universidades norte-americanas. Eles percebem que o aluno comprometido com a robótica, muito possivelmente, será um ótimo profissional nas empresas e excelente aluno nas universidades. O vencedor do FRC inclusive é recebido na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos. Nosso objetivo é fazer nossa primeira edição de FRC aqui no Brasil em 2020. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Quais são as parcerias para desenvolver esses projetos no Brasil?

PAULO MÓL – O SESI é o operador oficial dos torneios de robóticas aqui no Brasil: FLL, FTC e futuramente, FRC. Como o SESI é voltado para a indústria, nossa escola também é voltada em grande parte para o ensino de Ciências, Matemática e engenharias. Em toda a rede SESI, os alunos têm a robótica como metodologia educacional . Nós estimulamos a participação das nossas escolas nos torneios, que também são abertos para outras instituições particulares e públicas. E o que a gente quer é que aumente cada vez mais a participação das escolas de todo o Brasil.

SAIBA MAIS - Acesse o site do Torneio SESI de Robótica e conheça melhor todas as competições.

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