Conclusão das obras na BR-163 só resolve parte do problema, alerta CNI

Em entrevista ao Portal da Indústria, o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, José de Freitas Mascarenhas, também defende a ampliação dos portos do Norte para desafogar os terminais do Sul e do Sudeste

"A solução da BR-163 é urgente para a economia do país" - José Mascarenhas

Portal da Indústria - Como a consolidação de um eixo logístico da BR-163 beneficiaria o produto brasileiro, tanto no mercado interno como para as exportações?
Mascarenhas - A BR-163 abriria uma nova via para o comércio internacional, aliviando sensivelmente a infraestrutura do sul do Brasil, principalmente nos portos de Santos e de Paranaguá, que já não mais suportam a movimentação de cargas, como já estamos vendo. É urgente que se complete essa rota porque quem paga o preço é o único elo que gera riqueza, que é o produtor. Perde o produtor e perde o Brasil.

PI - A conclusão da BR-163 solucionaria o problema dos congestionamentos de caminhões no Porto de Santos e de navios, no Porto de Paranaguá?
Mascarenhas - No Porto de Paranaguá resolveria uma parte do problema. A outra parte são os portos no eixo norte do país, que também precisam ser ampliados. Hoje temos uma capacidade instalada nos portos da região da Amazônia que conseguiriam absorver parte da produção agrícola do Centro-Oeste, mas é preciso fazer mais investimentos para desafogar a região Sul.

PI - O estudo da CNI (BR-163: Quebra de Paradigma no Transporte do Comércio Exterior) aponta que, se a produção agrícola do Centro-Oeste fosse escoada pela BR-163 para os portos do Norte, o Brasil economizaria até R$ 1,4 bilhão por ano. Haveria um impacto sensível na competitividade do produto nacional?
Mascarenhas - Haveria uma demora de quatro a cinco dias no tempo de transporte da produção para os grandes mercados do Hemisfério Norte, sobretudo a Europa. O produtor pagaria menos frete. Tudo isso aliviaria os grandes custos enfrentados pelo nosso agronegócio. A solução da BR-163 é urgente para a economia do país. A rota para o Norte, pelo Amazonas, deve ser perseguida para aliviar os portos do Sul.

Download de Arquivos

BR 163 - Quebra de Paradigma no Transporte do Comércio Exterior

Relacionadas

Leia mais

Brasil economizará R$ 1,4 bilhão por ano com a conclusão da BR-163
Investimentos privados em infraestrutura
Parcerias entre setores público e privado são fundamentais para a infraestrutura no país

Comentários