Transparência e associativismo são chave para um sindicato melhor, afirma Hans Bethe

Líder do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau comenta sobre importância do PDA e práticas de gestão sindical

Transparência é uma palavra de ordem na gestão de Hans Bethe, 63 anos, líder do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB-SC). Atualmente no seu segundo mandato, com o respaldo de mais de 47 anos no setor metal-elétrico, o catarinense desenvolveu o projeto SIMMMEB Transparência, que oferece aos associados e à comunidade acesso permanente às contas e aos balanços da instituição. Segundo ele, essa é uma das maneiras de aperfeiçoar os serviços da entidade. "Se queremos representar a melhor indústria, devemos construir o melhor sindicato", acredita.

Elogiada pelos congêneres, a prática tem sido compartilhada com outros sindicatos em iniciativas como a mesa-redonda “Como atrair e manter associados?”, promovida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Para Bethe, essa é apenas uma das vantagens oferecidas pelo PDA. "O PDA é uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento do Movimento Sindical Patronal oferecidas até hoje", afirma.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Hans Bethe à Agência CNI de Notícias.

Agência CNI de Notícias – O SIMMMEB/SC participa, desde 2013, de mesas-redondas e reuniões de Intercâmbio de Lideranças Setoriais, promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) para compartilhar boas práticas entre sindicatos industriais de todo o país. Na opinião do senhor, em que medida a formação de Redes Sindicais Setoriais e a troca de experiências entre sindicatos pode beneficiar as indústrias do setor?

Hans Bethe – De imediato, devo reconhecer que a desenvoltura com que conseguimos executar as nossas atividades de dirigente sindical, compartilhando-as com a administração de nossa empresa, em muito se deve aos conhecimentos e à imensa troca de idéias recebida durante as capacitações que aconteceram nas primeiras fases do PDA. Algumas delas chegamos a fazer mais de uma edição. Considero o PDA uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento do Movimento Sindical Patronal oferecidas até hoje.

Entendemos que o compartilhamento de práticas, o conhecimento e a aplicabilidade destas por um numero maior de agentes é que as transforma em boas práticas. Uma prática só é boa quando pode e vai ser aplicada por aqueles que dela tomaram conhecimento, e as Redes Sindicais são o melhor canal para promover sua disseminação.

Acredito que uma das mais importantes ferramentas de transformação e aperfeiçoamento da sociedade em que vivemos e trabalhamos é o associativismo.

Agência CNI de Notícias – De 14 a 19 de setembro, o SIMMMEB/SC realizará a 4ª Semana da Indústria Eletro-Metal-Mecânica. Quais são os objetivos do evento e como o senhor avalia os impactos dessa iniciativa para as indústrias representadas pelo sindicato?

Hans Bethe – Trata-se de um evento que vem correspondendo à expectativa de crescimento e que vem sendo tratado pelo SIMMMEB como o principal evento do ano, pois comemora também o aniversário da instituição. Ele nos ajuda a fortalecer a marca SIMMMEB e a chamar a atenção da comunidade para a importância do setor como um dos principais indutores do desenvolvimento local.

A Semana da Indústria Eletro-Metal-Mecânica também contempla a oportunidade de levar à comunidade, principalmente aos jovens, a mensagem de que o setor oferece ótimos locais para seguir carreira, com ambientes seguros, saudáveis e inovadores. Para o empresariado, é uma chance de promover a integração com seus pares e trocar conhecimentos.  A ação também chama a atenção dos investidores para oportunidades de investimento em um setor industrial forte e ativo.

Uma das atividades da Semana da Indústria é a Rodada de Negócios. Neste ano, esperamos cerca de 70 empresas associadas. Contamos com a parceria do SEBRAE, o que dará mais visibilidade junto aos investidores.

Agência CNI de Notícias – O Programa Indústria mais Forte é um dos principais serviços oferecidos pelo SIMMMEB às indústrias associadas. Fale um pouco sobre ele.

Hans Bethe – O programa resulta das visitas periódicas que nosso executivo, Mauricio Rossa, realiza aos associados e a potenciais associados.  Nessas ocasiões, ele percebeu que os líderes de micro e pequenas indústrias possuem grandes dificuldades para gerir seu negócio, por falta de alguns conhecimentos básicos como custos, orçamento, gestão de pessoas.

Maurício detectou também uma certa resistência do empresário em se afastar do seu negócio para sentar em sala de aula a fim de suprir essas carências por determinado período. Muitos pensam que isso é perda de tempo.

Diante desse panorama, a partir da sugestão do nosso executivo, desenhamos atividades em módulos de curta duração, a maioria de uma noite, lideradas, majoritariamente, por empresários do setor eletro-metal-mecânico da região. Convidamos os empresários com práticas de gestão bem sucedidas e que são referências a expor suas experiências para os micros e pequenos empreendedores.
Além de oferecer conhecimentos e principalmente dicas aplicáveis já no primeiro dia, as atividade buscam motivar os participantes obter novos conhecimentos de forma mais intensiva.

Agência CNI de Notícias – O SIMMMEB/SC possui práticas de gestão sindical, como o SIMMMEB Transparente, que são referência para outros sindicatos. Como a adoção desse modelo de gestão contribuiu para o relacionamento entre o SIMMMEB, as indústrias do setor e a sociedade?

Hans Bethe – Esse compromisso eu assumi comigo mesmo ao aceitar a proposta de assumir a gestão do Sindicato. Sempre foi muito claro para todo o grupo que compõe a diretoria de que o dinheiro do Sindicato não é nosso e precisa ser revertido em ações que beneficiem o setor.

Assim, tudo é cotado e nada é desperdiçado para que possamos executar as atividades que os associados desejam. Não podemos de forma alguma deixar dúvidas quanto à lisura do nosso comportamento, tanto fora como dentro do sindicato.

Além de termos construído um planejamento estratégico, revisado periodicamente, e um orçamento preciso como ferramenta de gestão, nós entendemos que os números do sindicato devem estar à disposição dos associados e também da comunidade a qualquer hora. Por isso, as cópias do último balancete sempre estão disponíveis na sede do sindicato.

Nossa filosofia de transparência inclui ainda a Assembleia Geral Ordinária, em fevereiro de cada ano, em que apresentamos conta por conta. Nessa oportunidade, o associado recebe um completo relatório de atividades do ano anterior e uma cópia do demonstrativo financeiro e do balanço geral. Este evento termina com um jantar durante o qual apresentamos a agenda de atividades para o ano corrente, abrindo-se já nesta oportunidade inscrições para algumas iniciativas. Essa ação faz com que o associado se sinta parte da entidade, pois o SIMMMEB pensa como ele. Se queremos representar a melhor indústria, devemos construir o melhor sindicato.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor

Comentários