A importância da indústria na pesquisa sobre o novo coronavírus

Jaqueline Goes de Jesus (USP), da equipe que primeiro sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2 no Brasil, aponta a importância da indústria para a pesquisa científica

É inegável a importância das pesquisas científicas frente à ameaça biológica. Porém, o investimento em ciência no Brasil está muito aquém do potencial dessa área em gerar respostas pertinentes aos atuais desafios sociais, econômicos e de saúde. Assim, a chegada do novo coronavírus revelou fragilidades na produção industrial do país que refletiram diretamente no enfrentamento à pandemia. 

Quem faz pesquisa em ciências biomédicas vive o impacto da escassez ou mesmo da ausência da produção nacional de insumos. Com quase a totalidade de consumíveis, reagentes e equipamentos necessários às atividades laboratoriais produzidos no exterior, o setor enfrenta dificuldades de fornecimento, impostas pelos trâmites de importação e alfândega, aliados à redução da produtividade global durante a pandemia. 

A dependência da indústria externa, que já era um fator limitante nas pesquisas regulares, se traduz em retardo na produção científica durante a epidemia de SARS-CoV-2, uma vez que grandes produtores como Alemanha e Estados Unidos esgotaram suas capacidades fabris e não conseguiram atender o mercado mundial. Nos últimos meses, essa dependência se estendeu à área da assistência, quando itens básicos de proteção individual para os profissionais da saúde, como máscaras e luvas, estiveram em falta, principalmente nos hospitais.

Ainda no escopo da pesquisa sobre o novo coronavírus, temos enfrentado grande defasagem na testagem em massa. Primeiramente, porque a produção nacional de testes é incipiente e, em segundo lugar, devido ao fato do duo especificidade/sensibilidade dos exames ser ainda insatisfatório, mesmo internacionalmente.  

Desde a década passada, vem sendo possível observar um aumento na criação de startups e incubadoras, por meio de editais específicos, principalmente nas universidades públicas. Todavia, ainda há um abismo colossal entre pesquisa e iniciativa privada, que não investe o suficiente em inovação. É um reflexo da falta de competitividade da área. 

É preciso pensar no papel fundamental que a indústria tem na realização das pesquisas sobre o novo coronavírus, nos mais diferentes aspectos: computacionais, laboratoriais, teóricos e práticos. Das atividades mais básicas às mais complexas, todos envolvem produtos industriais. A pandemia tem alertado em relação à necessidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para que o Brasil saia da condição de mero consumidor internacional para assumir a posição de protagonista nesse campo. Caminhando paralelamente, pesquisa e indústria podem se fortalecer mutuamente e contribuir para o progresso do país. Essa é a hora de investir.

O artigo foi publicado na Revista Indústria Brasileira, na edição de junho.

Jaqueline Goes de Jesus é biomédica e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), foi uma das coordenadoras da equipe responsável pelo primeiro sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 no Brasil.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados recebe R$ 20 milhões para pesquisas
Confiança da indústria mantém recuperação, mostra CNI
Inovação e parcerias são a chave para as nações se reinventarem no pós-pandemia

Comentários