Indústria e sociedade

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, coloca o telefone (31) 3263-4317 à disposição das empresas que queiram colaborar com as vítimas das enchentes

Chuvas destroem parte da Avenida Prudente de Morais, em Belo Horizonte. FIEMG mobiliza as indústrias para recolher doações

Faz parte do DNA da sociedade mineira, da qual a indústria é parte integrante, o inarredável compromisso com a solidariedade, sempre que ela se faz necessária para unir Minas Gerais e os mineiros. É exatamente isso o que vemos ocorrer neste momento em que chuvas recordes deixam um dramático rastro de destruição, com inundações, desabrigados aos milhares e, lamentavelmente, muitas mortes. Mais uma vez, organizações mineiras - púbicas, privadas e da sociedade civil - se unem para abraçar e ajudar as vítimas, em um movimento que une a Fiemg, a Cruz Vermelha e o governo do estado. Nesse primeiro momento, em conjunto com o Servas, o foco é identificar as necessidades prioritárias das famílias atingidas e que precisam, principalmente, de utensílios destruídos pelas águas. Em uma ação coordenada com a indústria, a FIEMG garantiu, até agora, 145 mil litros de água potável, mais de 10 mil cestas básicas, oito mil colchões e milhares de itens, como lonas, coletes, roupas de cama, alimentos diversos, medicamentos e produtos de higiene.

Com base neste levantamento, a Federação trabalha para recolher doações com o apoio de seu conselho estratégico, integrado pelas maiores empresas do estado, e de milhares de indústrias localizadas em todas as regiões de Minas Gerais. Cumprida esta etapa fundamental, partimos, agora, para a estruturação de ações que mitiguem os impactos das águas nos municípios mais impactados. Atendidas as demandas emergenciais e urgentes, cruciais para garantir a subsistência e a sobrevivência das famílias atingidas pela tragédia, a indústria, capitaneada pela FIEMG, está mobilizando forças e recursos para apoiar a reconstrução dessas cidades. Reerguê-las significa garantir dignidade à sociedade mineira, o que é condição primeira para que possamos ter uma economia forte e cidadã. Para isso, o trabalho será realizado em conjunto com a Defesa Civil de Minas Gerais, com a participação decisiva do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot).

O Sicepot vai disponibilizar mais de 100 equipamentos de grande porte e mão de obra, além de 20 caminhões de pedra e brita para Belo Horizonte e municípios do interior. Nessa etapa, contamos, igualmente, com a parceria do governo do estado e com as forças políticas de Minas Gerais, que também atuam para garantir recursos para a reconstrução das áreas atingidas. Será, igualmente, fundamental a participação dos nossos deputados estaduais, da bancada mineira de deputados federais na Câmara dos Deputados, em Brasília, e dos nossos senadores. Também é fundamental a efetiva participação dos prefeitos e vereadores dos municípios atingidos. Complementando todas essas ações, o SENAI-MG criou uma força-tarefa de 40 pessoas para ajudar os industriais que tiveram suas fábricas prejudicadas pelas chuvas. O grupo é composto por 15 profissionais de manutenção e 25 especialistas. Os esforços estão concentrados em três frentes: limpeza técnica, manutenção dos equipamentos e restabelecimento da energia elétrica.

O projeto continuará ativo até o fim do período chuvoso. Ao assim agir, neste conjunto de ações solidárias, a indústria assume o seu compromisso como ente integrante da sociedade mineira. Pessoalmente, reafirmo a disposição de manter como bandeira prioritária de nossa gestão a busca incessante do diálogo, do entendimento e da aproximação entre o empresário e a sociedade. Com grande orgulho, nossa convicção é de que somos parte da sociedade na qual estamos inseridos. De fato, na vida real, sociedade, empresas, trabalhadores e empresários são sócios na construção de uma vida melhor para todos. Compartilhamos os mesmos objetivos e as mesmas dificuldades - e, por isso mesmo, devemos trabalhar juntos e unidos na defesa dos nossos interesses, que, com certeza, são os mesmos. O setor produtivo - e nele a indústria - atua para ter exatamente o que a sociedade também deseja: oportunidade para trabalhar e gerar riqueza e criar novos postos de trabalho.

O empresário tem a clara consciência de que é seu dever e responsabilidade gerar empregos e qualidade de vida para a população, fazendo do crescimento da economia um eficaz e efetivo instrumento de inclusão e transformação social. Entre as vítimas das chuvas também estão micro e pequenos empresários - no comércio, no setor de serviços e também na indústria - que tiveram prejuízos com as enchentes. Natural, portanto, que trabalhemos todos juntos na busca de soluções. Esse, felizmente, é um sentimento que começa a florescer e a dar resultados em nosso país. Exemplos emblemáticos foram as recentes mobilizações em torno de temas nacionais, como o resgate do equilíbrio das finanças públicas e o estímulo à retomada do crescimento da economia brasileira, tão combalida por crises em sequência, que duraram quase uma década. Neste momento, é preciso manter e ampliar esse espírito de mutirão que une todos os segmentos da sociedade na defesa de um país capaz de gerar oportunidades e oferecer melhores condições de negócios e de vida para todos. Participar é preciso, sempre.

Neste momento, a Federação das Indústrias de Minas Gerais coloca o telefone (31) 3263-4317 à disposição das empresas que queiram colaborar com as vítimas das enchentes. Ligue! Ajude!

Foto: Adão de Souza da prefeitura de Belo Horizonte (MG)

Relacionadas

Leia mais

Indústria se mobiliza para ajudar atingidos pelas chuvas no Sudeste
400 dias de governo: CNI aponta reforma tributária como prioridade para 2020
Avanço das reformas permitirá novas quedas nos juros, afirma presidente da CNI

Comentários