Redução dos juros depende de ajuste fiscal efetivo, avalia CNI

Para a indústria, o Brasil precisa criar as condições que permitam a queda dos juros, abrindo caminho para a reorganização da economia e à retomada do crescimento

Diante do cenário de recessão econômica e de inflação alta, a manutenção dos juros básicos da economia em 14,25% ao ano, decidida nesta quarta-feira(2), pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), não surpreendeu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) . O aprofundamento da recessão possibilitaria a redução da taxa, mas a inflação persistentemente alta e distante da meta motivou a cautela do Banco Central.

Para a indústria, o Brasil precisa criar as condições que permitam a queda dos juros. A taxa de 14,25% ao ano é muito alta e prejudica o crescimento da economia.  A redução dos juros depende de reformas estruturais e de um ajuste fiscal efetivo, que restabeleça a confiança dos agentes econômicos e afaste o risco de uma trajetória crescente e  insustentável da dívida pública brasileira, abrindo caminho para a reorganização da economia e à retomada do crescimento.

Relacionadas

Leia mais

SESI Matemática inaugura nova sala de aprendizagem interativa em Santa Catarina
Redução dos juros abre caminho para a volta do consumo e dos investimentos, avalia CNI
Juros baixos são decisivos para elevar o consumo e os investimentos, avalia CNI

Comentários