Há necessidade de cortes adicionais na Selic, avalia CNI

Decisão do Banco Central em reduzir em apenas 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros é importante, mas o momento atual exige um afrouxamento monetário mais agressivo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a decisão do Banco Central (BC) de cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual vai no sentido correto. Entretanto, os efeitos da pandemia do coronavírus sobre a atividade econômica, com reflexos negativos sobre o crescimento da economia nacional e mundial, exigem um afrouxamento monetário mais agressivo.
 
“Há necessidade de reduções adicionais da Selic. A medida tem impacto direto sobre a situação financeira das empresas, que tende a se deteriorar durante o período pela queda na produção e nas vendas devido às restrições de circulação preventivas”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
 

Segundo o presidente da CNI, a magnitude dos cortes dependerá tanto da repercussão do novo coronavírus na economia doméstica e no resto do mundo, como da resposta da atividade econômica às medidas, atuais e futuras, anunciadas pelo governo federal.

A flexibilização da política monetária em outros países tem focado na contenção dos impactos do novo coronavírus sobre suas economias. O banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve - Fed) diminuiu a taxa de juros por duas vezes em menos de duas semanas. Os cortes somaram 1,5 ponto percentual, levando os juros americanos a variar de 0% a 0,25%. Em outras economias, mesmo nas quais a taxa básica de juros já se encontrava em baixo patamar, cortes também foram anunciados. É o caso da China, Inglaterra, Canadá, Austrália e Malásia.

As projeções de inflação no Brasil encontram-se abaixo do centro da meta definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2020, de 4% ao ano. A condução da política monetária do BC tem mantido as expectativas com relação à inflação controladas, o que facilita a convergência dos preços em direção às metas para os próximos anos.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Avanço das reformas permitirá novas quedas nos juros, afirma presidente da CNI
Insegurança jurídica trava investimentos e dificulta reaquecimento da economia
Indústria espera outros cortes nos juros nos próximos meses

Comentários