CNI diz que ampliação do Plano Brasil Maior melhora o ambiente de negócios e ajuda a reindustrialização

Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deu declaração nesta terça-feira, 03.04, em discurso no Palácio do Planalto

Brasília – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, disse que a ampliação do Plano Brasil Maior, com novas iniciativas de apoio à indústria, é “um passo importante” para melhorar o ambiente de negócios e ajudar o processo de reindustrialização (aumento da participação da indústria na produção e no emprego). “Temos de trabalhar pela reindustrialização plena”, declarou ele nesta terça-feira, 03.04, em discurso no Palácio do Planalto, durante o anúncio das medidas.

“O problema da indústria não é conjuntural. Reflete uma situação estrutural, de problemas de competitividade sistêmica, que precisa ser mudada com uma estratégia clara e com objetivos bem definidos. As medidas anunciadas representam um passo no enfrentamento dessas questões”, assinalou Andrade.

Em entrevista após a solenidade no Palácio do Planalto, o presidente da CNI afirmou que a indústria tem condições de reverter a situação desfavorável registrada neste início de ano e encerrar 2012 com um crescimento em torno de 3%. “Ressalto três pontos nas medidas: a desoneração da folha de pessoal, importantíssima; a redução do custo do financiamento, principalmente de capital de giro, e o reforço da defesa comercial, para que a indústria tenha não proteção, mas isonomia competitiva”, sublinhou.

Dobrar - Andrade assinou, na solenidade, o contrato de financiamento de R$ 1,5 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com o crédito do BNDES e mais R$ 400 milhões de recursos próprios, o SENAI irá construir 53 centros de formação profissional, comprar 79 unidades móveis e reformar suas unidades. Instalará também 23 institutos de inovação e 38 institutos de tecnologia, que darão apoio à indústria.

A ampliação e a modernização das instalações aumentarão a capacidade do SENAI de oferecer cursos para formação profissional e soluções tecnológicas para as indústrias. O objetivo do SENAI, um dos principais parceiros do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, é dobrar em dois anos o número de matrículas de educação profissional. Em 2011, a instituição registrou 2,4 milhões de matrículas. A meta é alcançar 4 milhões de matrículas em 2014.

Relacionadas

Leia mais

CNI diz a diplomatas de 80 países que inflação e juros baixos vão ampliar oportunidades no Brasil
CNI diz que mudanças na caderneta reduzem juros, induzindo aumento dos investimentos
Presidente da CNI diz que crise ética minou credibilidade do país

Comentários