Especialistas debatem o papel do estágio e carreira profissional

Segundo Raphael Bozza, gerente de Gente e Performance da Kraft Heinz Brasil, o estagiário é de grande importância para a empresa e seu perfil ideal reúne a “visão de dono”, vontade de crescer e sintonia com os valores da empresa

Paulo Mól, superintendente nacional do IEL, no Fórum IEL de Carreiras de Goiânia

O valor do estagiário para uma empresa é enorme e deve ser reconhecido. A afirmação é do gerente de Gente e Performance da Kraft Heinz Brasil, Raphael Bozza. “Deem muito valor para o estagiário. Ele é o melhor cara que a empresa pode ter”, afirmou, durante palestra na sexta edição do Fórum IEL de Carreiras, nesta quinta-feira (15), em Goiânia.

De acordo com Bozza, algumas das grandes soluções aplicadas na empresa partiram de sugestões de estagiários. Ele mencionou os casos específicos de três estudantes que colaboraram com soluções estratégicas para o crescimento da companhia. Para ele, o perfil ideal de estagiário reúne a “visão de dono”, vontade de crescer e sintonia com os valores da empresa.

Durante a manhã, o painel Tendências do Ambiente de Trabalho reuniu Bozza e outros dois especialistas, que fizeram palestras antes de iniciarem um debate mediado pelo superintendente nacional do IEL , Paulo Mól. O professor Eugênio Mussak, médico e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, frisou que as empresas procuram cada vez mais pessoas que assumem responsabilidades e buscam seguir os seus próprios passos. “Não espere que os outros desenhem a sua carreira, puxe a responsabilidade para si. Comemore os seus acertos, mas responda pelos seus erros”, aconselhou Mussak.

Já a especialista em Recursos Humanos da Rede Globo, Suzana Freitas, falou sobre o que as empresas buscam num profissional. Paulo Mól ressaltou uma característica do Fórum: os palestrantes falam a linguagem que os jovens gostam e entendem. “O Fórum IEL de Carreiras é um evento em que a indústria se aproxima do jovem, que quer cada vez mais se transformar em um grande profissional”, disse.

Estudantes goianos elogiaram a iniciativa do IEL. Para a estudante de direito Bárbara Santos, 19 anos, as palestras motivam os jovens a tomarem iniciativa para se inserir no mercado de trabalho. “Saio daqui muito motivada. Vou levar essas informações para colocar em prática. Por exemplo, sempre que me sentir acomodada, vou lembrar da dica que nós mesmos temos que ir atrás de nossos objetivos, e não esperar que outros façam por nós”, disse.

“Deem muito valor para o estagiário - Raphael Bozza

FÓRUM IEL DE CARREIRAS – A capital goiana é palco da sexta edição do Fórum IEL de Carreiras. Com o tema “Tudo o que você precisa para decidir o seu futuro”, o maior evento de discussão sobre carreiras do país reúne centenas de jovens, que assistem a palestras e debates, além de participarem de atividades direcionadas a estudantes e novos profissionais que buscam empreender ou ter sucesso no mercado de trabalho.

Realizado no Centro Cultural SESI da capital goiana, o Fórum – promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) – oferece oficinas temáticas com foco em carreira e mesas de coaching para atendimentos personalizados.

APLICATIVO – Quem está acompanhando o evento pode saber tudo sobre a programação e outras informações, por meio do aplicativo “Fórum IEL de Carreiras”, disponível gratuitamente para celulares e tablets para os sistemas iOS e Android.

SAIBA MAIS – A primeira edição do Fórum foi realizada em 2014, no Recife. No ano passado, em parceria com os diretórios regionais do IEL, o evento passou pelas cidades de Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza. Em 2016, voltou à capital paranaense, antes da edição de Goiânia. As próximas etapas estão marcadas para outubro, em Vitória, no dia 6, e Salvador, no dia 29.

O Fórum é gratuito e reúne empresários, gestores de recursos humanos, profissionais em início de carreira, estudantes e sociedade em geral. Durante o evento, os participantes compartilham conhecimento em torno de uma agenda relevante para o desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho e geração de oportunidades.

SAIBA MAIS - Acesse todas as fotos do Fórum no Flickr da CNI . Para mais informações desta e de outras edições do Fórum, entre no site do evento!

Relacionadas

Leia mais

Aplicativo do Fórum IEL de Carreiras reúne tudo sobre o evento
Estagiários contam como é trabalhar em grandes indústrias do país
3 motivos que fazem com que a indústria seja o setor preferido para o trabalhador começar a carreira profissional

Comentários