Websérie – Conservação florestal reduz impacto ambiental e cria novas oportunidades de negócios

Terceiro episódio da série “Transformação Verde – A Indústria faz parte da solução” mostra como o modelo incentiva o reaproveitamento dos recursos, a conservação do meio ambiente e a inclusão social

“Esse aqui é o ucuuba. Nessa região, ela já sofreu muito com o corte. Há bastante tempo, o pessoal ia derrubar ela pra plantar cana. Hoje, com o trabalho que fazemos, recuperamos algumas áreas, porque vendemos a semente e entregamos para a cooperativa tirar a manteiga, e vendemos a casquinha. Essa casquinha, quando ela abre, ela solta, e aí vendemos a casquinha para tirar a essência. Então, hoje ela tem um valor econômico para a comunidade, para a gente”, resume Vanildo Teixeira, agroextrativista em Abaetetuba, Pará, sobre o impacto da conservação florestal na vida das pessoas.

Vanildo é um dos personagens da websérie da Confederação Nacional da Indústria (CNI) “Transformação verde - A indústria faz parte da solução”, que estreou na última quinta-feira (10), no Youtube da CNI.

A cooperativa de Vanildo é parceira da Natura. A empresa do ramo de cosméticos e perfumaria atua junto às comunidades e cooperativas como a de Abaetetuba, e com isso já conseguiu uma redução de 20% no desmatamento ao redor das áreas onde ela é parceira. A empresa paga pelo conhecimento tradicional associado e oferece serviços ambientais ligados a isso.  O resultado é o desenvolvimento de modelos que aumentam a renda das comunidades fazendo com que a preservação, a conservação e a regeneração valham muito mais do que a floresta desmatada.

Esse é um exemplo concreto de como a conservação florestal pode ajudar a manter a floresta em pé. O case da Natura demonstra que, quanto mais se conserva a floresta, mais recursos naturais estarão disponíveis. E o uso sustentável das matas nativas gera oportunidades de negócios, inovações, emprego e renda. 

A websérie “Transformação Verde – A Indústria faz parte da solução” também apresenta iniciativas da Suzano, que é hoje a maior empresa de celulose do mundo e uma das maiores produtoras de papel na América Latina. Na área do Parque das Neblinas, que fica em Mogi das Cruzes, São Paulo, a companhia realiza o manejo florestal. Quando a Suzano comprou essa área, ela havia sofrido processo de desmatamento da sua mata nativa. Depois, foi regenerada com a plantação de eucaliptos e pinos. Após adquirir a área, a empresa percebeu que havia ali um potencial muito grande de regeneração, e então parou de operar comercialmente no local e decidiu que seria destinado única e exclusivamente para a conservação.

A Indústria Faz Parte da Solução

A websérie mostra case de destaques que mostram que a indústria faz parte da solução para o páis atingir uma economia de baixo carbono. São 12 vídeos, divididos em quatro capítulos, cada um sobre um pilar defendido pela indústria brasileira como fundamental para atingir o desenvolvimento sustentável: economia circular, transição energética, mercado de carbono e conservação florestal.

Cada pilar tem três episódios: “O que é”, “Soluções” e “Desafios”, que falam sobre conceitos, exemplos de sucesso, resultados e avanços que o setor produtivo ainda deve empreender para avançar cada vez mais a fim de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
E não perca o último capítulo da websérie, sobre transição energética, que será lançado neste domingo, 13 de novembro.

Conheça o Indústria Verde

Indústria Verde é um projeto que nasceu para mostrar que a indústria brasileira já é protagonista em soluções sustentáveis. São contribuições relevantes à agenda ambiental, com enorme potencial para liderar o processo em diversos setores.

A preocupação com o meio ambiente é de todos. Indústria, empresas e cidadãos. Na sua empresa, a transformação verde já começou? Venha fazer parte desta história.

Relacionadas

Leia mais

Websérie – Mercado de carbono incentiva a redução de emissões de GEE pela indústria
Desafios e oportunidades na economia de baixo carbono
Websérie – Economia circular reduz impacto ambiental e cria novas oportunidades de negócios

Comentários