Economia de baixo carbono: qual é o papel do hidrogênio sustentável nesse contexto?

Combustível é considerado peça central para descarbonização. Davi Bomtempo explica este e outros termos

Às vésperas da COP27, a conferência anual do clima da ONU, que acontece em novembro, no Egito, multiplica-se o uso de expressões como “economia de baixo carbono”, “descarbonização”, “hidrogênio verde” ou “transição energética”.

Em entrevista ao Indústria Verde, gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo, explica de forma didática esses termos, fala como o Brasil está se organizando rumo a uma transição para uma economia de baixo carbono e como a produção de hidrogênio sustentável pode ajudar o país e o mundo a cumprir metas de redução de emissões assumidas.

INDÚSTRIA VERDE– Você poderia começar explicando o que é uma economia de baixo carbono?

DAVI BOMTEMPO – A economia de baixo carbono, em poucas palavras, é o país manter um determinado nível de produção e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Alguns países, regiões e mesmo empresas já ambicionam a neutralidade climática a longo prazo, mas precisamos, até 2030, reduzir e compensar as emissões, de forma a cumprir as metas climáticas. Isso já nos traria enormes benefícios.

INDÚSTRIA VERDE– Como essas reduções podem ser alcançadas?

DAVI BOMTEMPO – Isso pode ser alcançado por meio de pilares que podem ser implementados. É possível trabalhar a transição energética, ou seja, trabalhar com combustíveis mais sustentáveis, combustíveis mais limpos; trabalhar projetos de eficiência energética e de biocombustíveis; investir em energias renováveis, como eólica, solar e biomassa. São caminhos que as empresas vêm utilizando para reduzir cada vez mais suas emissões.

Para ler a entrevista na íntegra, Clique aqui.

Conheça o Indústria Verde 

Indústria Verde é um projeto que nasceu para mostrar que a indústria brasileira já é protagonista em soluções sustentáveis. São contribuições relevantes à agenda ambiental, com enorme potencial para liderar o processo em diversos setores.

A preocupação com o meio ambiente é de todos. Indústria, empresas e cidadãos. Na sua empresa, a transformação verde já começou? Venha fazer parte desta história!

Relacionadas

Leia mais

O avanço da agenda de baixo carbono
Amazônia: atividades de baixo carbono aliam desenvolvimento à conservação florestal
Rumo à economia de baixo carbono

Comentários