Rumo à COP27: O papel das empresas no cumprimento das metas ambientais brasileiras

Canal Bússola, da Revista Exame, promove webinar na quarta-feira (19) com especialistas na agenda ambiental para tratar temas abordados na Conferência do Clima

O futuro da humanidade estará em discussão entre 6 e 18 de novembro, em Sharm El-Sheikh, no Egito. É quando acontece a COP27, a 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

O evento reunirá representantes de quase 200 nações, além de ambientalistas, estudiosos das mudanças climáticas, grupos da sociedade civil, organizações não governamentais, empresas e governos locais, que firmarão acordos para conter o ritmo do aquecimento global, que já produziu efeitos irreversíveis e ameaça a vida no planeta.

Para se preparar para a COP27, a Indústria tem promovido encontros e debates, como o Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono, realizado em agosto deste ano.

Nesta quarta-feira (19), às 12h, o canal Bússola, da Exame, em parceria com o Indústria Verde, promovem webinar com especialistas para tratar dos desafios para atingir uma agenda ambiental a partir de diferentes olhares e debater como o setor produtivo tem contribuído para que o Brasil possa cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Confira os participantes:

DAVI BOMTEMPO - Gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI

Economista, com Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV-RJ) e Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FGV).

Atualmente é gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), liderando as agendas de ESG, Transição Energética, Mercado de Carbono, Economia Circular, Bioeconomia, Conservação Florestal, entre outras. Profissional de relações institucionais e governamentais com conhecimento em estratégia de advocacy e mobilização de stakeholders. É secretário executivo do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI e representante do setor industrial em diversos fóruns nacionais e internacionais.

KAREN OLIVEIRA - Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da ONG TNC Brasil

Karen Oliveira é diretora para Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil. Em seus mais dez anos na TNC, Karen tem coordenado projetos que visam a melhoria da eficácia da compensação ambiental para áreas protegidas e comunidades tradicionais, a implementação de uma agenda de crescimento verde para reduzir o desmatamento no estado do Pará, além de diversos estudos para desenvolvimento de infraestrutura sustentável na região amazônica.

É Geóloga, Mestre em Planejamento Energético Ambiental pela COPPE / UFRJ e Doutora em Relações Internacionais pela PUC / RJ. Seus mais de 20 anos de experiência incluem trabalhos em Cooperação Internacional entre Brasil, África e América Latina em iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura, promoção da agenda climática, gestão de unidades de conservação e fortalecimento da governança ambiental.

CARLO PEREIRA - CEO do Pacto Global da ONU Brasil

Mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Regional das Redes da América Latina. Também é membro de conselhos de administração de empresas. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA (University of Lüneburg), assim como especialização em liderança internacional pela GIZ na Alemanha.

MARIANA LISBÔA - Líder global de relações corporativas da Suzano

Advogada, Head Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, Presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal e Diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – DEREX , da FIESP.

Formada em Direito, com larga experiência na área Ambiental e mais de 20 anos de atuação profissional, sendo mais da metade destes dedicados ao setor florestal. Hoje, representa Institucionalmente a Suzano na liderança de projetos envolvendo os setores público e privado, em todos os níveis: municipal, estadual, federal e internacional.

Sob sua gestão, também está toda a área de Licenciamento Ambiental da Companhia, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e referência global no uso sustentável de recursos naturais. Particularmente apaixonada por impulsionar o crescimento de mulheres no mundo corporativo e por implantar uma agenda ESG estruturada e mensurável, capaz de mitigar os impactos do negócio para esta e as próximas gerações.

A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Relacionadas

Leia mais

CNI debate desafios climáticos e prepara participação da indústria na COP27
Estratégia para uma economia de baixo carbono
Agenda do clima é grande oportunidade  para o Brasil, destaca Marcelo Thomé

Comentários