Parceria estimula práticas sustentáveis na construção civil da região amazônica

Instituto Amazônia+21 e CBIC assinam memorando de entendimento para fortalecer ações ESG no setor

Memorando de entendimento foi assinado nesta sexta-feira (27), em São Luís (MA)

O Instituto Amazônia+21 e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) firmaram parceria para estimular a adoção de práticas sustentáveis no setor. A medida possibilita que empresas instaladas ou que desejem atuar na Amazônia fortaleçam ações de valorização ambiental, social e de governança (ESG) e possam acessar fundos de investimentos diferenciados, que exigem compromissos de sustentabilidade e mesmo a conservação da floresta amazônica. Os presidentes do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, e da CBIC, José Carlos Martins, assinaram o memorando de entendimento da parceria nesta sexta-feira (27), em São Luís (MA).

Marcelo Thomé argumenta que a imensa deficiência de infraestrutura na região amazônica, desde saneamento básico, estradas até habitação, também representa uma oportunidade extraordinária para atração de investimentos no local, “mas nada que impacte o desenvolvimento da região e a melhoria de vida da população vai acontecer se não contemplar ações inovadoras, com responsabilidade social e ambiental”. 

Thomé destaca que a iniciativa do presidente José Carlos Martins, associando a CBIC aos desafios do desenvolvimento sustentável da Amazônia, contando com o Instituto Amazônia+21, representa o compromisso de inovação e sustentabilidade necessário para o salto de produção e produtividade que as empresas da construção civil da Amazônia precisam e podem dar, gerando riqueza e empregos para os brasileiros que vivem na região.

Além de Thomé e José Carlos Martins, estiveram no ato de formalização da parceria os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Pará, José Conrado Santos; da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano; da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez das Neves; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Carlos Suzano.

Essa representativa presença institucional reafirma a decisão da Ação Pró-Amazônia, articulação da Indústria nos estados da Amazônia apoiada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), para apoiar a parceria do Instituto Amazônia+21 e a CBIC em favor da sustentabilidade das empresas da construção civil na região amazônica.

Relacionadas

Leia mais

Instituto Amazônia+21 surge para promover negócios sustentáveis
Brasil deve ter estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, diz presidente da CNI
A Amazônia é a maior vantagem competitiva do Brasil, diz Thomé

Comentários