Ministra defende melhoria na governança da agenda de mudanças climáticas

Participaram da reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas cerca de 200 pessoas, entre representantes do governo, da indústria, agricultura e da sociedade civil

A ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a melhoria da governança da agenda brasileira sobre mudanças climáticas durante reunião do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas (FBMC), realizada nesta quinta-feira (11), em Lima, no Peru, em paralelo à 20ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-20).

Segundo ela, para que ocorra a melhoria é necessário que o FBMC seja fortalecido e haja uma melhor interlocução com a sociedade, o setor empresarial e a instituições científicas. “As ações da agenda do clima são pulverizadas e precisamos gerar mais integração e coordenação de tudo isso. Não podemos nos limitar as discussões na questão do desmatamento. Tivemos melhorias nesse segmento, mas precisamos ir além", disse.

Para o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley Carneiro, essa mudança pressupõe a integração dos diversos pontos de vista da sociedade e análises interdisciplinares. “Mesmo em um setor como o industrial tem-se interesses diversos e a própria CNI precisa estar aberta ao diálogo para contemplar as diferentes idéias”, afirmou.

Shelley Carneiro mencionou que a CNI conta com diversos canais de diálogos com as indústrias para os temas ambientais, como redes temáticas e conselhos nacional e regionais de meio ambiente. “Com esse sistema a indústria consegue contribuir com o governo com ideias inteligentes e integradas”, ressaltou.

Participaram da reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas cerca de 200 pessoas, entre representantes do governo, da indústria, agricultura e da sociedade civil. Também estiveram no evento o coordenador-geral do Observatório do Clima, André Ferretti, o assessor do FBMC, Neilton Fidelis, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Emílio de La Rovere, entre outros.

Relacionadas

Leia mais

CNI, FGV e WWF debatem a crise da água durante evento, em São Paulo
CNI defenderá diversificação da matriz energética na conferência internacional do clima
Projeto Verão Espetacular, da TV Globo, tem apoio do SESI

Comentários