Ferramenta do Ibama traz mais transparência ao comércio de produtos madeireiros

Paineis Analíticos da Gestão Madereira permitem separar produtos de origem legal daqueles oriundos de áreas de desmatamento ilegal, conferindo maior segurança para o comércio doméstico e exterior

A cadeia produtiva da madeira deu passo importante para maior transparência e controle da origem dos produtos de sua cadeia produtiva. Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) o lançamento nesta semana dos Painéis Analíticos da Gestão Madeireira, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), reunirá dados que trarão ganhos no controle sobre a comercialização de madeira, permitindo separar o que é de origem legal daquelas oriundas de desmatamento ilegal.

Os painéis são uma ferramenta de inteligência de dados que integram as autorizações concedidas por órgãos ambientais estaduais para supressão de mata nativa – desmatamento legal – numa única plataforma. Sua criação é um pleito antigo da indústria, pelo impacto positivo da disponibilidade pública de informações sobre transações de produtos madeireiros industrializados e comercializados entre o estado produtor e o consumidor.


“A ferramenta traz mais segurança para o comércio, doméstico e exterior, principalmente àqueles vindos da Amazônia, ao permitir que o comprador, seja no Brasil ou lá fora, consulte se a região de procedência do produto madeireiro. O impacto positivo potencial é considerável, uma vez que 10% dos produtos de madeira brasileiros são destinados a exportação”, explica o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.


Ferramenta ainda pode evoluir

A CNI avalia que os painéis podem se tornar um instrumento ainda mais estratégico de controle da origem dos produtos madeireiros. Para tanto, a indústria defende que a ferramenta incorpore entre suas funcionalidades informações de rastreamento da madeira, de forma que se tenha informação precisa do local de onde foi extraída e todo o seu caminho pela cadeia produtiva do setor. Com isso, a plataforma cumprirá seu papel de forma ainda mais eficiente ao separar produtos de origem legal daqueles extraídos pelo desmatamento ilegal.

Relacionadas

Leia mais

Conheça a indústria brasileira de madeira
Empresários conhecem soluções para fortalecer a indústria da madeira
FIEP/PR - Madeireiros de todo o país traçam plano de ação do setor em Curitiba

Comentários