Criação de balcão único para emissão de licenças ambientais é saída para diminuir a burocracia

A indústria precisa de transparências e concessões mais ágeis, clareza e padronização de normas, além de procedimentos menos onerosos e burocráticos

Aumentar a eficiência e a segurança jurídica dos processos de licenciamento ambiental deve ser uma estratégia para o desenvolvimento industrial e da economia do país. A indústria precisa de transparências e concessões mais ágeis, clareza e padronização de normas, além de procedimentos menos onerosos e burocráticos. Para diminuir os entraves que emperram investimentos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) preparou o documento Licenciamento Ambiental: propostas para aperfeiçoamento que integra o documento Propostas da Indústria para as eleições 2014. 

A CNI defende a criação de diretrizes nacionais para aumentar a compatibilidade entre as normas aplicadas em todo o país. Atualmente, não há uniformidade, por exemplo, no tempo de validade da Licença de Operação (LO). Há estados onde a LO é válida por até quatro anos. Em outros, o prazo pode ser de até oito anos, ou seis, ou apenas um ano. De acordo com as federações do setor, entre os principais problemas que dificultam o processo de licenciamento estão excesso de normas exigidas, falta de estrutura e lentidão dos órgãos licenciadores durante o processo de licenciamento. 

O licenciamento ambiental foi um grande ganho para a proteção do meio ambiente. Porém, a reformulação de políticas fundamentadas em restrições legais de comando e controle é urgente. O licenciamento tem que ser baseado em informações técnicas e científicas de boa qualidade e, apesar de ser um instrumento de mediação de interesses e conflitos, não pode ser um instrumento político e ideológico. O objetivo da CNI é contribuir com o aperfeiçoamento para tornar o licenciamento ágil, transparente e eficaz, que contribua com o desenvolvimento sustentado. Faz parte deste quadro o aprimoramento, no curto prazo, do sistema de licenciamento ambiental, para que deixe de ser um empecilho e passe a ser um indutor da inovação. 

PROPOSTAS - O setor industrial sugere a criação de incentivos aos empreendimentos que adotem medidas voluntárias de gestão ambiental, como, por exemplo, descontos nas taxas e redução no tempo de análise de renovação de licença. Outra proposta é a criação de um balcão único para o licenciamento ambiental que concentre os procedimentos administrativos necessários para a emissão das licenças. 

ELEIÇÕES 2014 -  O estudo Licenciamento Ambiental: propostas para aperfeiçoamento (download) faz parte do documento Propostas da Indústria para as Eleições 2014. Elaborado pela CNI, o documento reúne 42 estudos com recomendações sobre os principais temas da agenda da indústria para o desenvolvimento e do país nos próximos anos. O documento foi entregue aos candidatos à Presidência da República e os principais pontos foram debatidos no dia 30 de julho entre os presidenciáveis e os empresários em encontro na sede da CNI em Brasília. Desde a eleição de 1994, a CNI promove debates entre industriais e candidatos à Presidência. 

Ao longo de mais de nove meses, a CNI promoveu debates, reuniões e consolidou propostas em conjunto com dezenas de especialistas, consultores e representantes das associações setoriais da indústria e das federações estaduais. Algumas das propostas serão apresentadas em formato de projetos de lei e atos normativos. Todos os projetos foram elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que estabelece as ações necessárias para fazer o Brasil crescer mais e melhor. 

A exemplo do Mapa, as propostas aos presidenciáveis são divididas em dez fatores-chave: educação; ambiente macroeconômico; eficiência do Estado; segurança jurídica e burocracia; desenvolvimento de mercados; relações de trabalho; financiamento; infraestrutura; tributação; inovação e produtividade. Com a carteira de projetos, a CNI pretende ajudar o governante eleito a aumentar a competitividade da indústria e do Brasil. 

CONTEÚDO ESPECIAL - Saiba mais sobre as sugestões apresentadas pela CNI no site especial Propostas da Indústria para as Eleições 2014.

Relacionadas

Leia mais

Dilma Rousseff diz que educação é o caminho para competitividade
Aécio Neves promete alinhar política externa à agenda comercial e retomar negociações de acordos bilaterais
Eduardo Campos diz que, se eleito, apresentará proposta de reforma tributária na primeira semana de governo

Comentários