Agora ficou ainda mais fácil ir ao SESI Lab! O museu interativo, que fica ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, começou a oferecer transporte gratuito de ida e volta. Na última terça-feira (1º) o ônibus, com patrocínio da 3M, saiu da sede do projeto Jovem de Expressão, em Ceilândia, e neste sábado, o ônibus vai sair da casa Akotirene, na mesma região administrativa.
Para participar, é preciso se inscrever previamente pela internet. São 40 vagas disponíveis para cada visita. O ônibus sai às 13h e deixa os visitantes no SESI Lab. Durante a tarde, os participantes conhecem o museu com uma visita guiada, participam de oficinas interativas e fazem um lanche. Às 17h, o ônibus volta ao ponto de encontro inicial.
A superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho, reforça que o SESI Lab é um museu de arte, ciência e tecnologia que tem atrativos para todas as idades.
“Ao contrário do que as pessoas imaginam de um museu, no SESI Lab é possível encostar e interagir com tudo. Com atividades mão na massa, oficinas e muitos aparatos interativos, o museu possibilita que os visitantes brinquem com os próprios sentidos e vivenciem na prática diversos fenômenos naturais”, explica.
Experiência de quem já foi
“Esse lugar parece que foi feito para mim, tem tudo que eu gosto e eu ainda posso correr, brincar e fazer perguntas”, disse o pequeno Arthas Magalhães, de 11 anos. O morador de Ceilândia visitou o museu pela primeira vez com a mãe e o irmão na última terça-feira (1º), na estreia do transporte gratuito ao SESI Lab.
Arthas chegou com o olhar tímido, mãos para trás, achado que museu era espaço de ficar em silêncio e andar em filas. Quando entendeu que o SESI Lab era diferente, se soltou. “Eu quero voltar aqui todos os dias”, disse animado. O irmão, de 9 anos, estava logo atrás impressionado com todos os atrativos do museu.
A mãe dos dois e produtora cultural Aivil Cris disse que se sentiu criança no espaço, que não foram só os filhos que brincaram.
“Eu sempre passei por aqui a caminho da rodoviária e ficava curiosa querendo conhecer, mas nunca tinha entrado. Agora consegui vir e trazer meus filhos e já quero planejar para vir mais vezes com o restante da família. Esse é um espaço muito rico de aprendizagem, abre muitos horizontes para crianças e adultos. Não é comum termos espaços acolhedores assim no centro de Brasília”, afirma.
Depois de visitar todo o museu, a família participou da oficina “tons de si” com a equipe do educativo do SESI Lab. Na atividade, o público é convidado a olhar para seu próprio tom de pele e tentar reproduzi-lo no papel com giz de cera e tintas. A oficina é um convite para refletir sobre e valorizar as diferenças entre as pessoas.
Cronograma das visitas
- 13h: saída do local do encontro
- 14h: chegada ao SESI Lab
- 14h15: visita guiada
- 15h30: oficina educativa
- 16h30: lanche
- 17h: saída do SESI Lab e retorno ao ponto de encontro
Próximas datas e locais com transporte gratuito
Dia 05/10 - sábado, 13h, saindo da Casa Akotirene (St. N QNN 23 conjunto J casa 35 - Ceilândia)
Dia 19/10 - sábado, 13h, saindo do Instituto Proeza (ADE Quadra 200, conjunto 03, lote 05 - Recanto das Emas)