Sétima edição do Night Lab convida para uma viagem cósmica, ao som de Lirinha

Projeto noturno traz ainda o astrofísico Alan Alves Brito, a Dj Gaivota Naves e sessão de observação do céu da varanda do SESI Lab com o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB). Ingressos disponíveis

céu estrelado, com muitas estrelas e fundo preto

Se em cada ponta da cidade, você vê o céu de uma maneira, a 7ª edição do Night Lab, na próxima quinta-feira (5/10), levará ao SESI Lab diversas possibilidades para abordar a ciência mais antiga do mundo, a astronomia. Com o título “Cosmologias – tentativas de entender o Universo”, o programa noturno do museu interativo investigará, das 19h à meia noite, fenômenos cósmicos de um jeito descontraído, com oficinas interativas, conversa com especialistas e apresentação inédita do álbum MÊIKE RÁS FÂN, do cantor pernambucano Lirinha. 

Os ingressos já estão disponíveis no site do SESI Lab por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A política de gratuidade do museu é mantida, com entrada permitida para maiores de 18 anos. A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab é primeira experiência nessa linha realizada no Brasil. 


“Mais um marco para o SESI Lab como pioneiro no estímulo à apresentação de conteúdos relacionados à abordagem STEAM, promovendo também o debate sobre temas de interesse do público, sempre escolhidos de forma contextualizada e com olhares múltiplos”, ressalta a gerente-executiva de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.


A programação começa às 19h com projeções no painel de Led com imagens da NASA e, na varanda do 1º pavimento, o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) disponibilizará telescópios para observação do céu noturno a partir de uma das vistas mais privilegias de Brasília. O público poderá usar os equipamentos por ordem de chegada até as 22h, com orientação dos membros do clube. Criado em 1986, o CAsB é formado por astrônomos amadores e profissionais para proporcionar experiências e troca de informações.

Já a discotecagem, a partir das 20h, será feita pela cantora, compositora e atriz Gaivota Naves, com clássicos da música brasileira. A partir das 22h, o palco em frente ao painel de led será ocupado pelo artista Lirinha, em apresentação única em Brasília com o álbum MÊIKE RÁS FÂN, lançado em 2023. 

mulher branca, de cabelos pretos, usa maquiagem e posa para foto
Gaivota Naves é conhecida na cena autoral e independente por sua voz potente e atuação performática

Uma viagem cósmica rumo ao ‘metauniverso’ de Lirinha

Terceiro álbum solo do compositor, poeta e escritor pernambucano José Paes de Lira, Lirinha, o MÊIKE RÁS FÂN retrata uma fictícia rádio cósmica com oito faixas inéditas produzidas pelo próprio artista. O projeto será apresentado pela primeira vez ao público brasiliense no SESI Lab. 

Inventivo artista brasileiro que atua na zona de fronteira entre a música, as artes cênicas e a literatura, Lirinha começou a se destacar como declamador de poesias aos 12 anos de idade. Desde então, o artista pernambucano transita no universo da literatura, música e teatro, além de participar da banda Cordel do Fogo Encantado. Entre parceiros musicais, nomes como Elba Ramalho, Nação Zumbi, Natiruts e Otto.

homem branco posa para foto, com olhos marcantes e filtro na foto amarelado
MÊIKE RÁS FÂN é uma experiência multilinguística partindo dos expoentes da música, da poesia, dos efeitos sonoros e da performance da voz

Astronomia e cosmologias decoloniais em debate

Devido ao sucesso de público das edições anteriores, a Conversa Poética foi transferida para o túnel, localizado na passagem subterrânea revitalizada, com capacidade para 100 pessoas sentadas. O encontro reunirá o astrofísico finalista do Prêmio Jabuti 2020 Alan Alves Brito e a artista visual, especialista maker e pesquisadora Denise Rodrigues. 

Guiado pelo desejo de humanizar a ciência a partir de conexões com questões sociais, o professor baiano é um dos autores do livro “Astrofísica para a Educação Básica: A Origem dos Elementos Químicos no Universo”. Ao lado da especialista em instalações interativas do SESI Lab e artista visual, Denise Alves, Brito discutirá o acesso à ciência e a sub-representação de pessoas negras no ambiente científico brasileiro.

pai e filha observam telescópio. A menina é uma criança de cabelos loiros e segura uma pipoca e o homem é branco e esta abaixado para ver a constelação
O programa noturno do museu interativo investigará, das 19h à meia noite, fenômenos cósmicos de um jeito descontraído

Confiras as demais atrações da 7ª edição do Night Lab:

Satélites do futuro 
Nessa oficina, as pessoas irão montar uma miniatura de satélite em MDF inserindo uma mensagem especial em seu interior, e conhecer a importância, as funções e a história dos satélites, inspirados na relação com as obras “Orisat” e “Mensagem para você”, que integram a Galeria Imaginando Futuros. 
Sessões às 20h e às 21h – com distribuição de senhas 30 min antes.
Capacidade: 20 pessoas, por sessão.
Local: Galeria Imaginando Futuros 

Performance: de Einstein a Lygia Clark 
Performance cênica que apresenta um paralelo entre o objeto relacional ¨Pedra e Ar¨ da artista Lygia Clark e a teoria da relatividade de Albert Einstein, apresentando o objeto como uma possibilidade de leitura do modelo de deformação do espaço-tempo em um campo gravitacional. 
Sessões às 20h e às 21h 
Local: Estação Descoberta (Galeria Fenômenos no Mundo)

Ornamentos da meia-noite 
Inspirada na obra Quase meia noite e Eclipse, do artista Feco Hamburguer, a oficina propõe a criação de colares com a sobreposição de acrílicos, com formas de astros e mitologias, inspirados em cosmogonias indígenas e quilombolas.
Das 20h às 22h - com distribuição de senha 30 min antes. 
Capacidade: 40 pessoas, por sessão.
Local: Espaço Maker

Astronomia ao alcance da mão 
Nessa atividade, o público vai observar as principais constelações visíveis a olho nu no céu de Brasília, conhecer aplicativos astronômicos gratuitos para identificar astros no céu e aprender a fazer uma astrofoto amadora com o celular.
Das 19h30 às 21h30 - Fluxo contínuo, por ordem de chegada 
Local: Varanda do 1º pavimento

Pop Up Cósmico 
Em sessões de 20 minutos, o astrônomo Adriano Leonês apresentará histórias da Astronomia, abordando temas como a etnoastronomia brasileira, cultura espacial e astronomia austral. 
Sessões às 20h, 20h30, 21h e 21h30 - com distribuição de senhas 30 minutos antes. 
Capacidade: 20 pessoas, por sessão. 
Local: Experimento Lab

pessoas andando no museu que tem luzes verde e laranja no teto

Ineditismo nacional

Desde abril, o SESI Lab tem sido cenário de uma experiência única, que aproxima pessoas com mais de 18 anos do mundo fantástico da ciência, da tecnologia e da arte. “O SESI Lab contempla diferentes faixas etárias com abordagens diferenciadas para cada segmento. E o Night Lab foi pensado com objetivo de oferecer a oportunidade de adultos desfrutarem de todas as exposições e experimentos do museu, em um contexto ainda mais atrativo, em clima de celebração”, explica o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól.  

A cada edição mensal, o projeto conta com performances, shows, oficinas temáticas e experiências de mixologia molecular (com preparação de drinks alcoólicos e não alcoólicos, dentro das galerias e exploração de temas de química). O café SESI Lab e a loja conceito ficam abertos durante todo o evento, além de foodtrucks posicionados em frente ao museu como opção de alimentação e bebidas. 
 

Relacionadas

Leia mais

Sexta edição do Night Lab aborda papel ecológico dos fungos e aquecimento global
Físico Marcelo Knobel debate luz e cor na 4ª edição do Night Lab, em Brasília
Ao som de Mãeana, Bem Gil e DJ Zé Pedro, Night Lab aborda neurociência e química do amor ❤

Comentários