No SESI Lab: exposição retrata a importância dos professores para o avanço do país

A mostra, com organização e curadoria do Instituto Península, em parceria com a Frente Parlamentar mista da Educação, fica em cartaz até 30 de junho no SESI Lab

mulher olha pra figura em exposição

A exposição "O Futuro Passa pelos Professores", que retrata em fotografias, pinturas, vídeos e textos um recorte das escolas brasileiras, salas de aula e professores, estará aberta para visitações até 30 de junho na varanda superior do SESI Lab, em Brasília. A exposição está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados domingo e feriados, das 10h às 19h.

Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma da Sympla ou na bilheteria no museu. Os valores são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), além de ampla política de gratuidade. Em todos os dias a entrada para visitação no SESI Lab é permitida até 1h antes do fechamento.

A mostra, com organização e curadoria do Instituto Península, em parceria com a Frente Parlamentar mista da Educação, foi visitada em primeira mão pelas delegações do G20 que estiveram no Brasil, de 19 a 22 de maio, para o Grupo de Trabalho em Educação. A recepção do grupo ocorrei no museu 100% interativo em formato inédito no país. “É uma oportunidade singular para o SESI Lab receber o resultado de uma pesquisa tão expressiva sobre os professores, sobre a realidade desses profissionais. É realmente um diferencial para o público do museu”, avalia a superintendente de Cultura do SESI, Claudia Ramalho.

mulher olha exposição no sesi lab

Com o objetivo de destacar a importância do professor na aprendizagem de crianças e jovens e, consequentemente, no desenvolvimento do país, a mostra convida o visitante a percorrer quatro blocos temáticos: “O contexto Brasil”, “O efeito professor”, “Os Professores que queremos e precisamos” e “Um muda muitos”. No bloco final, é possível conhecer experiências que estão mudando a maneira de formar, selecionar e desenvolver professores em todo o país.

Na avaliação da diretora-executiva do Instituto Península, Heloisa Morel, “O Futuro Passa Pelos Professores” vai além de uma exposição, trata-se de uma mensagem que lança luz sobre o impacto que um bom professor tem na aprendizagem dos estudantes. “A qualidade do Professor brasileiro”, esse impacto equivale a 60%. Daí a necessidade de valorizarmos nossos educadores. E é isso que a exposição propõe para aqueles que pensam e fazem a Educação brasileira acontecer a unirem esforços em prol das mudanças necessárias para que essa profissão possa se desenvolver e, assim, apoiar no desenvolvimento de nossas juventudes”.

A cada tema, os elementos audiovisuais das cenas e detalhes representarão o universo educacional do Brasil, promovendo uma reflexão, fundamentada em evidências, sobre o que é necessário para o aprimoramento da profissão docente e para a redução da desigualdade e mostrando o impacto desses avanços para qualquer nação do mundo. A exposição também conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Telefônica-Vivo.

Sobre o Instituto Península

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua na área de Educação desde 2011, quando foi fundada pela família Abilio Diniz. Trabalha para apoiar a melhoria da carreira docente porque acredita que o professor é o principal agente de transformação para uma Educação de qualidade no Brasil. Aliando o melhor das teorias existentes à prática do dia a dia, o IP possui projetos conectados ao seu propósito.

O Instituto conta com um Núcleo de Pesquisas e Estudos que se dedica a conhecer a fundo o educador brasileiro e atua de maneira sistêmica para o avanço de políticas públicas que impactem positivamente a carreira docente, desde atratividade, profissionalização e valorização até o desenvolvimento contínuo dos professores.

homem observa pintura em quadro

Sobre o SESI Lab

Desde a inauguração, em novembro de 2022, mais de 340 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo. O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília se posicionou como reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.

20/05/2024 - Visita ao Sesi Lab das Delegações do GT de Educação do G20

Relacionadas

Leia mais

SESI Lab celebra Dia da Indústria com programação especial e entrada gratuita
SESI Lab abre inscrições para minicurso de marcenaria
Conheça a programação especial do SESI Lab para a 22ª Semana Nacional de Museus

Comentários