Museu também é espaço para estimular o debate sobre temáticas científicas e sociais. Neste Dia Mundial do Livro (23), o SESI Lab convida visitantes a participar do Clube do Livro Pensa-Mundo, ação promovida pelo Educativo do museu 100% interativo. Oito encontros mensais serão realizados em 2024 com a premissa de fomentar o pensamento crítico. O próximo será no sábado (27), para discutir dois capítulos de Terra: Antologia afro-indígena, obra não ficcional que traz ensaios de autores brasileiros.
O Clube ocorre mensalmente em sábados predefinidos, das 14h às 16h, no Experimento Lab. Para garantir tempo de leitura, a divulgação dos títulos selecionados é feita com 30 dias de antecedência no Instagram do SESI Lab. A ação contempla até 30 participantes por encontro, e as vagas são confirmadas mediante preenchimento de formulário. A idade mínima para integrar o clube é 14 anos.
“É uma oportunidade para o público do museu se envolver em discussões significativas sobre uma variedade de tópicos, fomentando compreensão de diferentes perspectivas de mundo. E a partir de que temas que abordam desde ficção científica e antologias literárias até estudos sobre sonhos e discussões sobre decolonização em museus”, ressalta a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.
As vagas são limitadas e o preenchimento do formulário não garante a participação no encontro. As confirmações serão realizadas por e-mail, pela equipe do SESI Lab, seguindo a ordem de inscrições. Ao final de cada encontro são sorteados três livros para o próximo encontro. Para participantes do Clube, é oferecido desconto de 10% na compra dos livros na loja do SESI Lab.
Antologia afro-indígena
Terra: Antologia afro-indígena é uma coedição entre as editoras Piseagrama e Ubu que reúne 25 ensaios, publicados ao longo dos treze anos da Revista Piseagrama, e também inéditos, que abordam as múltiplas relações da terra com a cidade, com a política, com o clima e com o corpo sob as perspectivas dos quilombos, dos territórios indígenas, das periferias urbanas, dos assentamentos, das reservas extrativistas, das ocupações, das retomadas, das florestas, do semiárido, das favelas, dos terreiros e dos reinados.
O livro traz reflexões sobre a diversidade biocultural do Brasil e, no SESI Lab, serão analisados os capítulos “Somos da terra”, de Antônio Bispo dos Santos, e “Kunhã py’a guasu”, de Sandra Benites.
Futuros ancestrais
A terceira edição do Clube do Livro SESI Lab, marcada para o dia 25 de maio, abordará ensaios do ambientalista e líder indígena brasileiro Ailton Krenak, com seu livro "Futuro ancestral". As inscrições já podem ser feitas via formulário.
Consagrada pela crítica, a obra convida a repensar o futuro de uma maneira radicalmente diferente, explorando a ancestralidade como uma fonte de sabedoria e inspiração. Ailton Alves Lacerda Krenak, mais conhecido como Ailton Krenak, é filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenak e imortal da Academia Brasileira de Letras.
Atenção, leitores!
- As edições do Clube do Livro Pensa-Mundo são independentes, ou seja, não é necessário participar de todas as edições. Cada edição tem o seu formulário próprio de inscrição;
- É necessária a retirada de ingresso na bilheteria do museu;
- A capacidade de pessoas participantes é de 30 pessoas por edição;
- A Loja do SESI Lab oferece um desconto de 10% na compra dos livros do Clube.
Em algumas edições, o Clube do Livro terá encontros especiais, intitulados Pensa-Mundo convida, no formato de palestra com pessoas convidadas. Confira, abaixo, títulos e datas dos encontros de 2024:
CLUBE DO LIVRO PENSA-MUNDO
16 de março: A Parábola do Semeador, de Octavia Butler
27 de abril: Terra: Antologia Afro-indígena, de vários autores (leitura de capítulo)
25 de maio: Futuro Ancestral, de Ailton Krenak
22 de junho: Revolução das Plantas, de Stefano Mancuso (leitura de capítulo)
3 de agosto: O Deus das Avencas (novela 2: Tóquio), de Daniel Galera
14 de setembro: Decolonizar o museu – Programa de desordem absoluta, de Françoise Vergès (leitura de capítulo)
12 de outubro: O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho, de Sidarta Ribeiro (leitura de capítulo)
9 de novembro: Olhos d'água, de Conceição Evaristo