80 meninas de todo país participam de programa de liderança patrocinado pela Embaixada dos EUA

Protótipos selecionados poderão ser apresentados aos visitantes do museu SESI Lab na sexta-feira (6)

mulher de cabelos lisos e escuros segura seringa enquanto mexe em laboratório de ciência, ela usa jaleco branco e luvas azul

O SESI Lab será palco do evento de encerramento do programa Power4Girls – Empower to Lead 2023. Nos dias 6 e 7 de outubro, o museu interativo receberá 80 meninas de escolas públicas das cinco regiões brasileiras, professores e mentores. Na trajetória de todas as estudantes selecionadas, algo em comum: terem participado diretamente dos 20 projetos escolhidos, nesta edição, para estimular competências de liderança, inovação, diversidade, inclusão e acessibilidade.  
 
O Power4Girls – Empower to Lead!, que já beneficiou 252 meninas em todo o Brasil, é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, conta com a implementação do Instituto Gloria e apoio institucional do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do SESI Lab e parceria de organizações do setor privado.  
 
O tema da edição deste ano é “Acessibilidade e Inclusão Social”. Todos os 20 protótipos poderão ser vistos pelos visitantes do SESI Lab na sexta-feira (6), a partir das 14h com a exposição dos projetos em pitchs (apresentação curta sobre cada projeto), até 11h00 do dia 7/10. No último dia do evento, as participantes irão apresentar seus projetos, receber certificados de participação e fazer um pitch final para avaliação da banca julgadora. Os três melhores projetos serão premiados.  
 

Estímulo ao empreendedorismo, inovação e responsabilidade social 

Entre os meses de abril e setembro deste ano, 80 alunas do ensino médio das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todas as partes do país tiveram a oportunidade de participar de oficinas, palestras, webinars e atividades interativas on-line. Por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos, elas aprimoraram práticas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino. 
 
Ao longo de cinco meses de duração, cada edição do programa estimula responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. Desde a criação de um aplicativo de tecnologia assistiva com sistema de localização indoor para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Seja com o desenvolvimento de um dispositivo para acompanhar pessoas com necessidade especiais, como uma maneira de ajudar familiares e/ou amigos no monitoramento à distância.  Ou até mesmo um protótipo de cadeira com rodas carroçável para proporcionar inclusão de alunos de cursos técnicos de agropecuária e de profissionais da área.  
 
Na avaliação da CEO do Instituto Gloria, pensar na liderança e no empoderamento de meninas é pensar em competências inovadoras e em diferencial competitivo para o país. “Nosso intuito é fortalecer competências empreendedoras em meninas do Brasil inteiro junto com o SESI Lab. Olhando para o futuro do trabalho, entendendo a importância de olhar para caminhos e competências com diferenciais competitivos”, explica Cristina. “E o nosso principal objetivo é olhar o Pacto Global, ou seja, como pensar num mundo melhor que já bate à porta, a partir das líderes formadas no hoje”, finaliza.  
 
O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Exposição Humanae no SESI Lab mostra rostos de diferentes pessoas / Foto: Joana França

Mulheres e meninas nas artes, ciências e tecnologias 

Além de ser anfitrião da edição do Power4Girls 2023, o museu SESI Lab elaborou uma programação especial para as 80 alunas atendidas pelo programa. No roteiro da visita guiada, serão apresentados ao grupo obras de arte e aparatos interativos do museu que foram criados por mulheres. A atividade visa refletir sobre igualdade de gênero na sociedade e discutir sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero, que integra a lista de 17 metas estabelecidas pelas Nações Unidas em 2015.  
 
"Para o SESI Lab, sediar o programa Power4Girls é uma grande oportunidade de contribuir e fortalecer iniciativas, alinhadas aos nossos objetivos, de desenvolver competências em empreendedorismo, inovação e preparação para o mundo do trabalho do século XXI, com foco no empoderamento de meninas", ressalta a gerente-executiva da Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho. 
 
As artistas Angelica Dass, Aline Martinez, Lucia Koch, Karina Karim, Thais Silva e Thalita Lopes possuem obras de arte instaladas de forma permanente no SESI Lab serão destacadas na visita às galerias Imaginando Futuros e Fenômenos no Mundo – ala sul.    
 
Logo após a visita às galerias interativas, será realizada oficina de criação de artefatos autômatos (máquinas que realizam movimentos determinados e repetitivos, como resposta a um estímulo mecânico). Ali, as participantes aprenderão como selecionar e combinar os componentes adequados, com base em modelos de engrenagens pré-definidos. Nessa oficina, a produção de autômatos será a partir da temática de mulheres nas ciências, nas artes e tecnologias, conectada com a inserção de jovens mulheres no mercado de trabalho. 
 

Relacionadas

Leia mais

Sétima edição do Night Lab convida para uma viagem cósmica, ao som de Lirinha
SESI Lab participa da 17ª Primavera dos Museus que debate democracia e inclusão
Vem para o SESI Lab! Feriado prolongado com oficinas maker  e filme sobre Sebastião Salgado

Comentários