SESI Saúde Responde: como cuidar do corpo após o Carnaval

Dias intensos de folia costumam resultar em queixas de saúde e bem-estar. Para auxiliar no processo de recuperação, série especial traz dicas e orientações para os foliões

Os dias de Carnaval costumam ser agitados e de pouco cuidado com o corpo. Após o período intenso de folia, é muito importante redobrar os cuidados com a saúde. Diversas são as queixas de cansaço, desidratação, deficiência de nutrientes e, muitas vezes, baixa imunidade.

Como fazer para manter a saúde após o Carnaval? Esse é o tema do SESI Saúde Responde de março, uma série mensal que aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida e bem-estar.

1. Quais costumam ser as principais queixas dos foliões depois da festa? Por quê?

Após o período de Carnaval, muitas são as queixas relacionadas à saúde, especialmente infecções intestinais, com vômito e diarreia, e infecções respiratórias, em que a tosse é um dos sintomas mais comuns.

Tais infecções se dão especialmente pela associação entre aglomerações, noites mal dormidas, consumo excessivo de álcool, desidratação e alimentação inadequada, que podem enfraquecer o sistema imunológico.

2. Como lidar com o mal-estar, causado pelos exageros?

Os principais exageros dizem respeito, especialmente, ao consumo excessivo de bebidas alcóolicas, alimentação inadequada, privação de sono e baixo consumo de água. Esta combinação pode levar o folião a desidratação, ressaca, ganho de peso e fadiga.

Para evitar estes transtornos, é importante se permitir um momento de descanso, com sono de boa qualidade. Além disso, é fundamental hidratar-se bem e consumir alimentos ricos em eletrólitos, como frutas, vegetais, água de coco e laticínios.

3. É preciso ter uma atenção especial ao sono?

O sono não pode ser negligenciado. Noites de qualidade e com sono regular são de extrema importância para manutenção do sistema imunológico, que ajuda o corpo a se defender contra possíveis infecções. Dormir bem durante este período também permite que o folião tenha mais energia e disposição.

4. A atividade física pode ajudar nesse processo de recuperação?

Após o Carnaval, é importante retomar as atividades físicas de forma gradual, respeitando os limites do corpo, especialmente se houver alguma queixa relacionada às articulações, podendo ser necessário retomar as atividades com modalidades de baixo impacto.

5. Se a imunidade tiver ficado comprometida, existe alguma orientação especial?

Para se recuperar após o Carnaval, é de extrema importância uma hidratação reforçada, dando preferência a líquidos naturais e sem açúcar. É importante, ainda, retomar a alimentação equilibrada, para repor vitaminas e minerais, assim como restabelecer a rotina regular de sono e descanso.

Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas também ajuda na recuperação do sistema imunológico. Caso haja algum sintoma de saúde mais grave ou sintomas muito prolongados, deve-se procurar um atendimento médico e nunca se automedicar.

6. É possível se preparar com antecedência para o Carnaval?

Para a maioria dos foliões, o período de Carnaval é aguardado durante o ano inteiro. Mas, muitas vezes, os efeitos dos dias de festa são inevitáveis.

Sendo assim, é importante ter cuidado não apenas durante os dias de diversão, mas se preparar com antecedência, investindo em hábitos saudáveis, tais como a realização de atividade física regular, alimentação equilibrada, ingesta de água e sono regular, mantendo, dessa forma, um corpo saudável e fortalecendo o sistema imunológico, o que reduz a possibilidade dos efeitos negativos sobre a saúde.

Relacionadas

Leia mais

SESI Saúde Responde: como o excesso de telas pode impactar sua saúde?
SESI Saúde Responde: tudo o que você precisa saber sobre a dengue

Comentários