SESI lança Guia de Saúde Mental para o período de pandemia

A partir do manual, a Agência CNI preparou cinco recomendações para empresas manterem a saúde mental e a produtividade dos trabalhadores enquanto durarem as medidas de combate ao coronavírus

As medidas de combate à disseminação do coronavírus, embora necessárias, podem trazer impacto negativo no bem-estar das pessoas. O isolamento social, que reduz o contato humano, aliado a medos como adoecer e perder familiares podem elevar os níveis de estresse ou ansiedade. Para ajudar empresas a lidar com essa realidade, o Serviço Social da Indústria (SESI) divulga nesta semana o Guia SESI Saúde Mental em tempos de Covid-19: Guia SESI para gestores de empresas. O documento traz recomendações para adaptar a gestão de pessoas nos seguintes contextos: trabalho presencial; home office; afastamento compulsório de trabalhadores e isolamento domiciliar de casos suspeitos ou confirmados da doença.

De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, a pandemia tornou a gestão da saúde dos trabalhadores mais complexa, exigindo um olhar e atendimento específico a cada situação. “Um gestor pode ter de administrar pessoas em diversos contextos de trabalho e, mais do que nunca, precisam de suporte para se adaptar a essa nova realidade, ao mesmo tempo em que eles também precisam de cuidar da própria saúde mental”, destaca Lacerda.

"Um gestor pode ter de administrar pessoas em diversos contextos de trabalho e precisam de suporte para se adaptar a essa nova realidade" - Emmanuel Lacerda, gerente-executivo do SESI

Confira as principais recomendações do SESI:

Plano de proteção à saúde mental

Além das doenças mentais, o plano deve contemplar fatores de vulnerabilidade social dos trabalhadores, como situação financeira e perda de emprego de membros da família. É preciso ainda garantir que profissionais de saúde atuem de forma mais ampla, contemplando capacitação, construção de iniciativas coletivas de suporte social e estratégias de detecção precoce. Também deve-se preparar para que a maior parte dos problemas psicossociais seja atendida por profissionais não especializados, como colegas de trabalho, supervisores e voluntários da comunidade.

Comunicação e acesso à informação

Crie formas de comunicação de qualidade e eficaz com os trabalhadores e evite focar apenas em mensagens escritas. Disponibilize ainda acesso a informações sobre sites seguros onde trabalhadores podem encontrar práticas que os apoiem a planejar e adotar estratégias para proteção e cuidado pessoal e dos entes queridos. Essa estratégia é fundamental para manter a tranquilidade e a confiança entre os membros da equipe, o gestor e a empresa.

Reorganização do trabalho

Seja flexível para renegociar metas, adote rotatividade entre trabalhadores em funções de maior e menor estresse e crie equipes associando trabalhadores menos e mais experientes. Além de evitar sobrecarga de trabalho, essas medidas são um importante sinalizador de que a empresa e o gestor se importam com o bem-estar das pessoas e a sobrevivência do negócio no longo prazo.

Suporte psicológico

O gestor deve estar atento a mudanças de comportamento dos trabalhadores e buscar apoio da área de Recursos Humanos. Além de facilitar o acesso a serviços de saúde mental, oriente trabalhadores a darem suporte social e emocional aos colegas e familiares. Crie oportunidades no ambiente de trabalho e em meios digitais para compartilhamento de histórias e de imagens positivas de pessoas que se recuperam da Covid-19. E lembre-se do mais importante: honre e reconheça a importância de seus profissionais. Com essas medidas, a empresa conseguirá manter a laços entre as pessoas e incentivar a manutenção do senso de equipe.

Apoio aos gestores

Os gestores estão sendo ainda mais pressionados neste período de pandemia. Por isso, também precisam ser cuidados. É importante que as estratégias de suporte à saúde mental sejam aplicadas a esses profissionais e que se garanta que sejam capacitados para a autogestão das medidas definidas. Além de garantir melhor cuidado da saúde desses profissionais, a empresa permite que os líderes sejam exemplos no autocontrole e cuidado com a saúde aos demais trabalhadores.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Aplicativo que monitora nível de estresse do trabalhador está disponível para indústrias
Aplicativo ajuda pessoas que têm ansiedade e depressão

Comentários