SENAI orienta sobre cuidados com o carro parado na quarentena

Escolher um horário tranquilo e sem movimento para dar uma volta de carro é uma das dicas para checar a bateria e os pneus
Um dos primeiros itens a checar é a bateria

Com recomendações para ficar em casa e cuidar da saúde em meio a pandemia de Covid-19, saindo apenas quando realmente for necessário, é preciso ter alguns cuidados também com o veículo parado por dias ou até semanas durante a quarentena. De acordo com o instrutor de Mecânica Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ricardo Hipolito, é importante ter alguns cuidados, como ligar o carro pelo menos uma vez por semana.

“Todo carro que ficar parado por longo período pode apresentar alguns defeitos como a bateria descarregada, pneus murchos, oxidação do freio de estacionamento e na embreagem”, explica Hipolito. Ele também orienta que o ideal é fazer uma lista de verificação simples e colocar em um lugar de fácil acesso para ir checando ao longo da quarentena.

Para manter a manutenção e os cuidados em dia, o técnico diz que é preciso, em um horário calmo e sem muito movimento nas ruas, circular com o veículo pelo quarteirão pelo menos uma vez por semana por 10 minutos, repondo a carga da bateria, verificando a pressão dos pneus e, se necessário, abastecer o veículo.

Hipolito ainda explica que ao ir ligar o automóvel é importante esperar a luz da injeção eletrônica apagar, ou esperar 10 segundos, para então dar de fato a partida do veículo. O sistema é responsável por enviar o combustível de maneira controlada ao motor do veículo, e o condutor deve sempre dar esse tempo na partida para obter um melhor desempenho e eficiência do automóvel.

“Uma sugestão também é que, ao estacionar e antes de desligar o veículo, desligue o ar condicionado e coloque o controle do ar quente no máximo para diminuir a umidade do sistema do ar condicionado e assim evitar proliferação de fungos e bactérias”, ressaltou ele.

Sobre os cuidados com o tanque de combustível ao guardar o veículo, o especialista sugere: “se for preciso abastecer, abasteça meio tanque e, se possível, com gasolina aditivada para evitar oxidação da gasolina sem uso por longo período, que pode causar defeito no veículo”. Hipolito também aponta a bateria como um dos primeiros itens para se ter atenção redobrada na quarentena.

“A dica número um é prestar atenção na bateria. Coloque como primeiro item do seu check list, pois costuma falhar no momento de grande necessidade. Ao desligar o veículo, verifique sempre se todos os componentes estão desligados, como farol, desembaçador, ar condicionado, rádio, entre outros”, recomendou o instrutor.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias

Relacionadas

Leia mais

Indústrias vão produzir 500 mil máscaras para profissionais de saúde
VÍDEO: A indústria contra o coronavírus - case conserto de ventiladores pulmonares
5 dicas do IEL para estágio e home office em tempos de coronavírus

Comentários