SENAI do Rio Grande do Sul doa 800 protetores faciais

Os equipamentos de proteção individuais foram fabricados no Instituto SENAI de Inovação de Metalmecânica

O protetor pode ser higienizado por álcool gel ou similar

Uma ação conjunta entre o Instituto SENAI de Inovação em Metalmecânica e empresas da região do Vale dos Sinos possibilitou a doação de protetores faciais a órgãos públicos, hospitais e parceiros da comunidade.

Com a falta de equipamentos individuais de proteção, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) trabalhou em algumas frentes a fim de contribuir no combate à covid-19 e seus efeitos econômicos e sociais. Uma delas foi a produção e doação de cerca de 800 faceshields para hospitais, órgãos públicos e outros parceiros da comunidade.

O diferencial foi o desenvolvimento de um protótipo que pudesse ser fabricado rapidamente, levando em consideração segurança e conforto do usuário, sem a necessidade de construção de moldes e outros dispositivos.

A equipe do Instituto projetou um protetor totalmente cortado a laser, a partir de materiais simples e leves. O projeto pode ser executado por qualquer empresa que tenha corte a laser, sem a necessidade de investimentos em ferramental e a partir de materiais simples, encontrados em comércios locais.

“Utilizado em linhas de frente e triagem para combate à covid-19, o protetor facial desenvolvido pelo Instituto é leve e confortável, podendo ser usado por horas sem que haja desconforto ou atrapalhe o movimento durante o uso”, explica o engenheiro do instituto Fernando Pereira, responsável pelo projeto.

O protetor pode ser higienizado por álcool gel ou similar e foi desenvolvido para atender às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Considerado um dos acessórios mais importantes para evitar o contágio pelo coronavírus, o protetor facial cria uma barreira física importante para que gotículas infectadas dispersas no ar não entrem em contato com o rosto de quem está trabalhando em profissões de risco, normalmente muito próximas ou em contato físico direto com o paciente infectado.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SESI de Mato Grosso do Sul vai vacinar 22 mil trabalhadores
SENAI de Goiás, UFG e Abinfer produzem mais de 10 mil protetores faciais
SESI de Santa Catarina entrega testes para equipes da Defesa Civil e Vigilância Sanitária

Comentários