Receptividade dos paraenses encanta atletas nos Jogos do SESI

“Me chama a atenção a humildade das pessoas, todas são muito simpáticas”, diz a jogadora mato-grossense de futsal, Jocimara Mongel

Já no aeroporto de Belém, dançarinos de carimbó recepcionaram os competidores

A 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI tem espaço para abrigar trabalhadores atletas dos lugares mais distantes do Brasil. Durante a abertura oficial da competição nesta quarta-feira (10), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a ajudante de produção, Jocimara Mongel, demonstrava satisfação em representar seu município de origem, Sidrolândia (MT), distante 2.734 km da capital paraense. “É o máximo, uma experiência indescritível. É um motivo de orgulho para a minha família”, revela.

Jocimara defende a equipe de futsal feminino da JBS Foods e apesar de ter começado a disputa com uma derrota para uma equipe do Piauí no primeiro dia de competições, não se deixa abater. Enquanto se divertia na cerimônia de abertura, a mato-grossense incorporou o espírito esportivo. “A satisfação em participar dos jogos vale mais que qualquer resultado”, afirma.

Mas isso não quer dizer que Jocimara e suas colegas de time entregaram os pontos no certame. “Perdemos esse jogo, mas foi só o primeiro, espero que a gente melhore. O time do Piauí era superior, mas teremos outro jogo, vamos entrar com outra cabeça. Vamos refletir sobre o erro. Confio no meu time e em mim”, avisa às adversárias de olho na recuperação.

CARIMBÓ E RECEPTIVIDADE - O contato com a cultura paraense ainda se dá aos poucos, como o som da guitarrada durante o desfile das delegações na cerimônia de abertura, o carimbó no desembarque do aeroporto e a chuva que teima em cair nas tardes de Belém. Mas Jocimara conta que a maior surpresa nesse início dos jogos é a receptividade dos anfitriões. “Me chama a atenção a humildade das pessoas, todas são muito simpáticas”, destaca.

E se o que chama a atenção de Jocimara é a acolhida dos paraenses, o espírito de união do grupo das atletas de Sidrolândia também merece destaque. Segundo Jocimara, essa amizade se fortalece graças à prática saudável do futsal com as colegas de empresa, uma atividade que faz parte de sua rotina, paralelo ao trabalho, há três anos. “A gente fez essa amizade na empresa. É uma coisa muito boa que levo pra mim. E defender a empresa nessa equipe me faz sentir mais parte dela e servir de exemplo para os outros funcionários”, finaliza.

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI , em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competição . Acesse as fotos no Flickr !

Relacionadas

Leia mais

Atletas do Paraná sonham em levar o ouro para casa
Esporte contribui para melhor relacionamento no trabalho, afirmam atletas
Conheça Belém, a cidade-sede dos Jogos Nacionais do SESI de 2014

Comentários