Prefeitura de Corumbá já tem benefícios com a execução do PDR

Assinaturas dos termos de implantação do Plano de Desenvolvimento Regional foram realizadas neste sábado (18/05), e muitas medidas do programa já estão sendo benéficas para prefeitura

Durante encontro realizado neste sábado (18/05) no auditório do Sesi de Corumbá para as assinaturas dos termos de implantação do PDR (Plano de Desenvolvimento Regional), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou as medidas já adotadas pelo prefeito Paulo Duarte, consideradas alicerces do Programa, como horário de funcionamento integral da Prefeitura, estabelecimento de mecanismos de liberação de alvará de construção para todo e qualquer empreendimento no momento do protocolo do projeto junto ao Executivo Municipal e implantação do sistema eletrônico de renovação de alvará de funcionamento de empreendimentos de forma a agilizar e dinamizar a economia. "Essas medidas comprovam a eficiência deste novo modelo de relacionamento do Sistema Fiems com os municípios do interior para a distribuição dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai", disse.

Sérgio Longen fez questão de reforçar que a Prefeitura de Corumbá é a primeira que executa as ações propostas no PDR e que já se habilitou a consolidar os dois Termos de Cooperação com o Sistema Fiems: inserção de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social ou na condição de baixa renda nos cursos do Senai Educa, que oferece para este ano um total 7.815 vagas em diversas modalidades, das quais 2.920 gratuitas; e implantação do Programa Sesi Atleta do Futuro, que a disponibilização de 400 vagas para jovens com idade entre 6 e 17 anos nas modalidades de futebol de campo, natação, judô e vôlei de areia.

Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, a parceria com o Sistema Fiems proporciona do desenvolvimento do município e do Estado de Mato Grosso do Sul. "A Fiems como certeza está fazendo a parte dela para contribuir com o desenvolvimento e nós da Prefeitura vamos fazer tudo o que for possível para desburocratizar o atendimento", disse. Ainda segundo Paulo Duarte, as ações propostas pela Fiems permitem que a população receba uma atenção ainda maior. "Temos de trabalhar para a população mais carente. Estas ações geram justiça social", finalizou.

Ações

Ainda durante a cerimônia, o presidente da Fiems falou sobre algumas ações que serão realizadas pelo Sistema Indústria ao longo de 2013. "A demanda por pessoas qualificadas motivou a ampliação do Senai aqui em Corumbá. A estrutura terá uma ampliação de 2.400 metros quadrados e vai contemplar uma oficina permanente de construção civil. Já o Sesi oferece a Educação Básica e a EJA (Educação de Jovens e Adultos), sem contar as ações nas áreas de saúde, lazer e cidadania, como a Ação Global, que estamos realizando hoje, e a seletiva para a Volta das Nações, neste domingo (19/0)", elencou, após a apresentação do PDR pelo diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck.

Ao falar sobre o PDR, Sérgio Longen destacou a proposta para Estrada Parque, criando uma marca e fortalecendo o turismo local, e as ações de qualificação profissional. "Entendemos que os municípios estão ansiosos por essas ações e que o Sistema Fiems está chegando a esses locais. Aqui em Corumbá destaco que a Prefeitura já está trabalhando em período integral. Ações como esta fazem a diferença para a população e para a gestão empresarial. Só se faz desenvolvimento com muito serviço, por isso podemos ampliar a área de atendimento das prefeituras e do governo do Estado", declarou.

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, também compareceu ao lançamento do PDR e destacou o envolvimento do município. "Vejo a nossa Ladário bem envolvida nessas ações todas, pois estamos muito próximos a Corumbá e o povo ladarense também será beneficiado por esses trabalhos", reforçou. Já o deputado estadual Paulo Corrêa, que representou a Assembleia Legislativa no evento, ressaltou a contribuição do Sistema Fiems para o desenvolvimento do município. "Estou impressionado com a apresentação do PDR. Essas ações com certeza vão contribuir para o desenvolvimento", disse.

Relacionadas

Leia mais

Fiems destaca ações do PDR nos municípios do Conesul do Estado
Curso em Corumbá orienta empresários sobre atendimento da fiscalização do trabalho

Comentários