Fiems destaca ações do PDR nos municípios do Conesul do Estado

Sistema Indústria vem investindo em obras de reforma e ampliação de unidades do Sesi e Senai instaladas nas cidades da região para aumentar a oferta de cursos e serviços

Durante a abertura do Fórum Regional de Desenvolvimento, realizado pelo Sebrae/MS, Fiems, Fecomércio/MS, Famasul, Sest/Senat e OCB/MS em Naviraí nesta quinta (06/06) e sexta-feira (07/06), o vice-presidente da Fiems na região sul, Gilson Kleber Lomba, destacou as ações do PDR (Programa de Desenvolvimento Regional) nos municípios do Conesul. Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, ele apontou que o Sistema Indústria está investindo em obras de reforma e ampliação das unidades do Sesi e Senai instaladas nas cidades da região para aumentar a oferta de cursos e serviços técnicos e tecnológicos, além de vagas na educação básica e atendimentos na área de saúde.

"Apenas no âmbito do Programa Senai Educa, para este ano estamos destinando 19.958 vagas gratuitas em 269 cursos distribuídos por 18 cidades, como Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ivinhema e Ponta Porã. Além disso, estão previstas para este ano 2.000 vagas gratuitas em 70 cursos do Programa de Educação Continuada do Sesi em 33 municípios, incluindo Mundo Novo, Amambai, Itaporã, Eldorado, Vicentina, Glória de Dourados, entre outras", enumerou Gilson Lomba. Ele também informou que o Sesi disponibilizará 3 mil vagas em ações educativas, 3,5 mil atendimentos na aplicação de diagnósticos de saúde, 2,3 mil atendimentos odontológicos e a imunização de 4,4 mil trabalhadores contra a gripe.

O vice-presidente regional da Fiems ainda elencou as obras em execução no Conesul, como a construção do Centro Integrado Sesi e Senai em Naviraí, a reforma e ampliação do Sesi e Senai de Dourados e das agências do Senai em Nova Alvorada do Sul e Deodápolis. "Também vamos iniciar a construção de um Centro Integrado Sesi e Senai em Maracaju e outro em Nova Andradina", anunciou. Para o prefeito de Naviraí, Leo Matos, o balanço apresentado demonstra a preocupação da Fiems com o desenvolvimento industrial na região do Conesul. "Por isso, estamos empenhados em atender as solicitações previstas no PDR, como o funcionamento em horário integral da Prefeitura, que já está em vigor. Também queremos estender o horário do comércio para atendermos melhor a população", disse.

Ele ressaltou também a importância da presença do Sistema Fiems no município. "Posso dizer que se trata de um marco divisor na cidade que trabalha para a formação de mão de obra. Um município que tem a presença do Sistema Indústria tem um diferencial, por isso posso dizer que vamos avançar muito mais a partir da qualificação dos jovens e adultos por meio dos cursos gratuitos do Sesi e Senai", disse. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo, destacou que o Fórum representa organização para o desenvolvimento regional. "O evento significa o despertar de várias ações, como é o caso do PDR, que considero um norte para o desenvolvimento. O Programa nos dá um raio-x da vocação de cada município, possibilitando investimentos pontuais por parte do público para a atração de indústrias", disse.

Fórum

Já o superintendente de indústria e comércio da Seprotur, Ademar da Silva Júnior, apontou que iniciativas como a realização do Fórum contribuem para o desenvolvimento. "Quando falamos de desenvolvimento hoje temos de pensa-lo de forma inversa. Não é trazer empresas para depois capacitar é capacitar para atrair, por isso a importância desse tipo de evento", afirmou. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, reforçou que o Fórum atua na linha da desburocratização. "O próprio PDR mostra a união do Sistema S e leva às Prefeituras a acreditarem no setor empresarial como um importante instrumento de desenvolvimento. A inclusão do setor produtivo é o que faz o município crescer", avaliou.

Para o presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo, as instituições querem colaborar com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. "Por isso colocamos a disposição nossa estrutura, para que nosso Estado se desenvolva da melhor maneira possível", disse. A prefeita de Eldorado e presidente do Conisul (Conselho Intermunicipal do Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Marta Maria de Araújo, também ressaltou a relevância do evento. "Cada município tem suas demandas e dificuldades e observamos que elas são comuns, por isso a importância de participarmos de eventos como este e de nos unirmos em consórcio", disse.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura a prefeita de Coronel Sapucaia, Nilceia Aalves de Souza, o prefeito de Sete Quedas, José Gomes Gourlat, a prefeita de Juti, Isabel Cristina Rodrigues, a prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos Ferreira, o vice-prefeito de Mundo Novo, Nilvaldo Batista Marques, o secretário de Indústria e Comércio de Amambai, Rodrigo Selhorst, o secretário de Governo de Tacuru, Nilvaldo Francisco dos Santos, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Iguatemi, Agnaldo Souza.

Ainda durante o Fórum, o Sesi está apresentando os serviços da Educação Continuada, Saúde e Segurança no Trabalho, além das ações móveis que a entidade pode ofertar para a região. "Naviraí terá uma unidade integrada, então esta é uma ótima oportunidade de mostrarmos as indústrias locais o que o Sesi tem a oferecer", declarou a gerente do Sesi de Dourados, Rosilene Moreira. Já a gerente do CetecSenai Naviraí, Sandra Denega, destacou que a unidade trabalha com a divulgação dos cursos previstos no Senai Educa. "É uma importante ação de democratização do acesso à formação profissional", pontuou, informando que o Senai também realizará palestras sobre Pronatec, oportunidades para fornecedores do setor sucroenergético, eficiência energética para micro e pequenas empresas, facção e tendências para o mercado de confecção.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS realiza em Dourados curso sobre Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria

Comentários