
Empresários industriais da Bahia vão ajudar na retomada das operações do Hospital Espanhol, em Salvador. As instalações servirão de base para o tratamento de pessoas diagnosticadas com covid-19, causada pelo novo coronavírus.
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e os sindicatos de Saneantes, de Cosméticos e de Açúcar fornecerão assistência e apoio técnico na desinfecção e higienização do prédio. Fechado desde 2014, o hospital é alvo de uma disputa judicial, mas, após solicitação do governador Rui Costa, será aberto temporariamente com 160 leitos.
Outra medida das indústrias baianas é apoiar a produção de álcool a 70%, para assepsia do sistema de saúde, e a produção e o envasamento do álcool em gel.
No entanto, é importante lembrar que a indústria vêm encontrando dificuldades para fabricação desses produtos em razão da escassez do insumo principal, o Carbopol 940, cujo preço histórico de US $ 8 subiu para US$ 25, podendo chegar a US$ $80 no mercado paralelo. Outra dificuldade encontrada pelas empresas é a escassez de embalagens.
FIEB reitera compromisso da indústria em momento de emergência
A FIEB aproveita a ocasião para esclarecer que, em nenhuma hipótese, as indústrias baianas que produzem os itens mais demandados estão dificultando a comercialização dos seus estoques, muito menos, retendo os mesmos. As empresas estão absolutamente comprometidas com a situação de crise epidemiológica do estado.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.