Mutirão de indústrias do vestuário confecciona máscaras e aventais para doação

Além de suprir a demanda por equipamentos de proteção, a iniciativa preservou mais de 800 empregos

O avanço do Covid-19 e a possível falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) no Rio Grande do Sul mobilizaram o setor têxtil gaúcho. O Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (SIVERGS), em parceria com os associados, organizou um mutirão, chamado Costurando o Bem, para confecção de máscaras e aventais hospitalares. 

A primeira remessa, enviada para dez hospitais gaúchos, contou com 500 mil máscaras e 26 mil aventais. Já estão em produção outras 200 mil máscaras. Os itens de padrão hospitalar são produzidas com TNT e seguem as normas técnicas específicas. 

“Contatamos nossa rede de associados e empresas produtoras de matéria-prima, e encontramos uma grande disposição de todos para participar deste esforço conjunto”, diz o presidente do SIVERGS, Silvio Colombo. 

“Participamos da estruturação de toda a operação, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitátia (Anvisa) quanto à qualidade dos produtos e a segurança dos colaboradores envolvidos na produção”, afirma Colombo. 

Além de suprir a demanda por equipamentos de proteção, a iniciativa preservou mais de 800 empregos no setor, reduzindo o impacto da pandemia na economia gaúcha.  

O mutirão começou no dia 23 de março, depois de uma reunião com dirigentes do SIVERGS, FITESA (indústria especializada em materiais para o mercado higiênico, médico e industrial), Instituto Lojas Renner e apoiadores do projeto. "É um momento em que todos precisam contribuir como podem. Esta é a nossa contribuição”, conclui Silvio. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Indústria do plástico doa 25 milhões de produtos descartáveis a hospitais
VÍDEO: A indústria contra o coronavírus - case SENAI Pernambuco
Indústria monta 40 novos leitos para combater o coronavírus em Minas Gerais

Comentários