Indústria de alumínio desenvolve pia adaptada para prevenir contágio de covid-19

A tecnologia permite que o sabão e os jatos de água sejam acionados por pedais. Com isso, evitam o toque direto das mãos que podem estar contaminadas
Colaboradores da MRN desenvolveram tecnologia para ajudar na prevenção à covid-19

Os empregados da Mineração Rio do Norte (MRN), empresa que opera mina bauxita no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA), criaram um dispositivo conectado à pia para que tanto a torneira quanto o recipiente de sabão sejam acionados pelos pés. Com isso, evitam o toque direto das mãos nesses equipamentos e reforçam a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

A ideia surgiu entre os empregados da Usina de Geração e Distribuição de Energia, que durante reuniões pensaram de que forma poderiam contribuir com a MRN nas ações de prevenção à covid-19. Pesquisaram na internet alguns dispositivos já existentes e decidiram adaptá-lo. E tudo isso com baixíssimo custo, pois reaproveitaram os materiais disponíveis na área, como a pia já instalada, reservatório de sabão, grampos de telha galvanizada e tubulações. As únicas aquisições foram a torneira e as conexões das tubulações.

“Uma tecnologia totalmente sustentável e essencial para esse momento que vivemos, pois estimula, cada vez mais, a assepsia das mãos que combate o coronavírus e uma série de outras doenças”, explica o gerente técnico da seção da Usina de Geração e Distribuição de Energia da MRN, Carlos Leite.

Foram dois dias e 16 horas de trabalho para desenvolver o modelo, que está localizado logo na entrada da área, permitindo que os empregados façam a higienização ao iniciar e finalizar o expediente. Jaílson Marinho, mecânico da MRN, foi um dos que participaram dessa construção.

“Fico orgulhoso de fazer parte de uma equipe que se preocupa com a saúde e bem-estar dos empregados. É um projeto que contribui para todos. Na verdade, começamos a entender o quanto é importante a lavagem das mãos e ter sempre os melhores hábitos de higiene”, afirma Marinho.

Daniel Almeida, mecânico da MRN, também deu sua parcela de contribuição, gravando um vídeo para explicar como funciona a tecnologia e incentivar a assepsia constante das mãos. 

“Estamos ajudando a empresa na questão da prevenção, incentivando a higienização das mãos ao entrar e sair do trabalho. Nosso compromisso não é apenas com o negócio, mas também com a sociedade e para isso todos devem desenvolver boas práticas de segurança e saúde. Vou fazer 14 anos na empresa e para mim foi um privilégio participar desse momento de inovação”, comenta.

O vídeo foi publicado no Instagram da Mineração Rio de Norte. Confira!

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SENAI de Goiás, UFG e Abinfer produzem mais de 10 mil protetores faciais
Desenvolvimento e soberania em risco
Indústria doa cestas básicas para comunidades do Pará

Comentários