FIEMG auxilia empresa mineira na produção de respirador mecânico

Equipamento é fundamental no tratamento dos casos mais graves do novo coronavírus
O Governo de Minas Gerais receberá, gratuitamente, 1,2 mil respiradores

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a indústria estão mobilizadas no apoio a uma empresa mineira de soluções tecnológicas, a Tacom, no desenvolvimento e produção, até junho, de respiradores para o tratamento da covid-19. O equipamento está em fase de testes e a expectativa é que a homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se dê nas próximas semanas. Com o projeto, batizado de “Inspirar”, o Governo de Minas Gerais receberá, gratuitamente, 1,2 mil respiradores, que atenderão a população do estado.

O equipamento passa por um refinamento do software e por simulações para ser homologado pela Anvisa para ser produzido em escala – a capacidade de fabricação é de 250 aparelhos por dia. A linha de produção fica em Itajubá, no Sul de Minas.

A testagem dos aparelhos está sendo realizada nos laboratórios Instituto de Pesquisa e tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), no LABELO da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e também no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O presidente Flávio Roscoe explica que cerca de dez projetos chegaram à FIEMG e a iniciativa da Tacom era a mais viável. “Foi justamente em função disso que nos envolvemos no projeto. Além do apoio de ordens técnicas, estamos integrando outras empresas para fazerem parte do programa”, disse.

O diretor de Marketing e Mercado da Tacom, Marco Antônio Tonussi, explicou que o desenvolvimento do ventilador contou com mão de obra multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. “Recebemos o corpo clínico de um hospital de Belo Horizonte que afirmou que o equipamento é de fácil manuseio e de classe mundial”, disse. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Rede coordenada pelo SENAI devolve a hospitais mais de 1 mil  respiradores pulmonares
FIERN cria painel para monitorar avanços de covid-19 no estado
VÍDEO: Especial Dia da Indústria

Comentários