Neste domingo (9), Dia Nacional da Imunização, o Serviço Social da Indústria (SESI) reforça a importância das empresas vacinarem seus colaboradores contra a gripe. A expectativa do SESI é imunizar cerca de 1 milhão de trabalhadores e dependentes contra o vírus influenza.
Ao se vacinar, o trabalhador e as pessoas próximas (família, amigos e colegas) se beneficiam, principalmente aquelas que não podem ser imunizadas devido a condições de saúde ou alergia aos componentes dos imunizantes.
“A vacinação é uma das ferramentas mais efetivas para evitar surtos e garantir a saúde da população nas estações do outono e inverno. A medida também diminui a sobrecarga dos serviços no sistema de saúde, evita afastamentos e reduz a produtividade no trabalho”, complementa o superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda.
As empresas interessadas em aderir à Campanha de Vacinação do SESI devem acessar o site VacinaSESI. A aplicação da vacina é feita na empresa por uma equipe de profissionais de saúde do SESI.
Além da imunização, medidas de prevenção podem ser adotadas, como: manter os ambientes ventilados, lavar as mãos com frequência, higienizá-las com álcool, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos como copos e talheres e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas gripais.
Maior vacinador privado do país
Nos últimos dez anos, o SESI somou mais de 11 milhões de vacinas da gripe aplicadas em todo país e se tornou o maior vacinador privado do Brasil. Durante a pandemia, disponibilizou ao poder público sua estrutura presente em mais de 2,4 mil municípios, imunizando 3,14 milhões trabalhadores da indústria e a população em geral contra a Covid-19.