Cimatec monta linha de envasamento de álcool 70% em 36 horas

Envase começou nessa terça-feira (24) e será distribuído no sistema público de saúde da Bahia

A linha de montagem tem a capacidade de fazer a diluição de álcool com outras concentrações

Empenhado contra o novo coronavírus, o SENAI Cimatec prestará mais um serviço ao sistema público de saúde da Bahia. A instituição montou, em apenas 36 horas, uma linha de envasamento de álcool líquido 70% a pedido do governo do estado. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa conduzida pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Planejamento (Seplan), com apoio de empresas.

A unidade começou a envasar o produto nessa terça-feira (24), e vai fazer a entrega do primeiro lote na sexta (27). A linha de montagem também tem a capacidade de fazer a diluição de álcool com outras concentrações.

"Construímos, literalmente em 36 horas, uma linha de envasamento de álcool 70 toda em inox, com um tanque de recebimento de 2 mil litros" diz o diretor do Cimatec, Leone Andrade.

“Fizemos uma adaptação do galpão ligado à biotecnologia, fármacos e produção de cerveja. Construímos, literalmente em 36 horas, uma linha de envasamento de álcool 70 toda em inox, com um tanque de recebimento de 2 mil litros. Com isso, a produção será por batelada e este tanque alimenta a linha que tem os pontos de envase. Contratamos 30 pessoas para esta operação e estamos contando com o apoio do corpo de bombeiros, que vai ser responsável pela segurança”, destacou o diretor do SENAI Cimatec, Leone Andrade. 

A estrutura foi montada no último fim de semana

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, a produção deste álcool é fundamental para o enfrentamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Ele agradeceu o apoio recebido do setor industrial e empresarial. “Esta é uma operação de várias frentes, com o envolvimento do setor sucroalcooleiro, que está doando o álcool, de empresas que estão doando as vasilhas, os rótulos, as embalagens de papelão, além daquelas na área de logística. Então temos muito que agradecer o envolvimento de todos nesta força-tarefa”, pontuou.  

Pinheiro ainda afirma que o álcool líquido 70 é importante para a assepsia e desinfecção dos diversos ambientes de unidades de saúde. “Imprescindível para limpeza de superfícies como cadeiras, bancos, mesas, maçanetas, ferragens e louças de sanitários, além de toda parte de utensílios médicos e das salas de UTI, como macas e todas as demais superfícies que precisam de assepsia constante, como aparelhos hospitalares e camas”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, informou que o apoio do CIMATEC às diversas ações dos poderes públicos, especialmente ao plano de enfrentamento do governo ao coronavírus, faz parte de uma mobilização de toda a indústria baiana diante da crise. Nos próximos dias, a rede pública de saúde da Bahia vai receber 190 mil litros de álcool à 96% doados por usinas sucroalcooleiras que operam no estado. Com a diluição para 70%, a Bahia terá cerca de 260 mil litros para distribuir.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Cervejaria de Mato Grosso do Sul envasa álcool para atender rede pública de saúde
Engenhos doam álcool 70% para prevenção ao Coronavírus na Paraíba
SENAI CIMATEC disponibiliza laboratórios de ponta para testes do coronavírus

Comentários