Visitantes se divertem nas oficinas do Festival SESI de Robótica

Em atividades gratuitas, visitantes criaram robôs, animações, desmontaram brinquedos velhos e construíram engenhocas novas
Os visitantes criaram brinquedos nas oficinas do festival

O Festival SESI de Robótica está chegando ao fim. Foram três dias de muita animação na maior competição de robótica do Brasil. Além dos mais de 1.500 estudantes de escolas públicas e privadas, os visitantes do evento também puderam participar das atividades e oficinas gratuitas.

No Espaço ACESSE, por exemplo, assuntos como visualização de dados, programação e algoritmos foram tratados por meio de oficinas criativas, com costura, pintura, interpretação de mapas, instalação de sensores e muito mais.

Todas as idades se divertiram com as peças LEGO do Espaço Montagem Livre

Quem tinha aquele brinquedo velho ou quebrado em casa e trouxe para o festival e participou do Desmonte e Crie. Uma atividade que permitia descobrir como os brinquedos a base de pilha, como carrinhos de controle remoto e ursinhos falantes, são construídos e como as peças podem ser reutilizadas na montagem de engenhocas inovadoras. Enquanto isso, os menores soltaram a criatividade nas duas mesas com peças LEGO no espaço de montagem livre. 

No stand de Experimentação Livre, o público foi estimulado a criar seres animados e desenvolver protótipos com os materiais disponíveis. Monitores e tutoriais guiavam os visitantes.

Seguindo a dica da irmã, Mary Portela, 30 anos, chegou bem cedo nesse último dia do Festival SESI de Robótica. Ela trouxe o filho Murilo Portela, 9 anos, que é fã de robótica. "Ele gosta muito dessa área e tira todas as dúvidas com os monitores para reproduzir em casa tudo que aprende aqui. A gente faz reciclagem de material, mas quem reutiliza mesmo é ele", explica Mary, que até já matriculou o filho em um curso de robótica como incentivo. 

Ficou com vontade de fazer também? Então confere aí os tutoriais:

Máquina de desenhar

Robô Otto

Labirinto de Gude

Alquimétricos Icosaedro 

Alquimétricos Tetraedro

Zootropo

Vibra Caneta Bot

Monstro Extensível 

Quebra Cabeça Infinito

Braço Robótico

SAIBA MAIS: Acompanhe tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge e do Torneio SESI F1 nas Escolas aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook

Relacionadas

Leia mais

GALERIA: As melhores fotos do 2º dia do Festival SESI de Robótica
VÍDEO: O que rolou na estreia do Festival SESI de Robótica
É inovação que você quer? Conheça 5 projetos que vão mudar a sua vida

Comentários