Continue a nadar! Festival SESI de Robótica 2025 se aproxima da grande final

Entre partidas qualificatórias, formação de alianças e entregas dos primeiros prêmios, confira tudo que rolou no segundo dia de competições

Penúltimo dia de competições é marcado por muita emoção e disputas acirradas em todas as modalidades

O Festival SESI de Robótica 2025 está chegando ao fim, mas a emoção continua a mil! No penúltimo dia de competições, as arenas foram palco de disputas acirradas, estratégias afiadas e muita superação. As equipes deram tudo de si para garantir um lugar no pódio e, claro, a tão sonhada vaga no mundial.   

Nos bastidores, o clima era de concentração e trabalho intenso. Enquanto alguns ajustavam robôs e refinavam códigos, outros aprimoravam apresentações para impressionar os juízes. Na FLLC, os mais novos seguiram vibrando a cada missão concluída. Na F1 in Schools, a velocidade dos carrinhos arrancou suspiros da torcida. Já na FTC e FRC, a habilidade com máquinas e programação dos robôs mostraram a força da robótica estudantil.   

Com milhares de visitantes circulando pelo evento, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) segue tomado por energia, criatividade e espírito de equipe. Amanhã, os grandes campeões serão conhecidos e a jornada de alguns times rumo às competições internacionais será oficialmente traçada. A contagem regressiva para o desfecho dessa competição inesquecível já começou! 

Só hoje, conhecemos as alianças formadas entre equipes, os times classificados para as finais, e mais projetos de inovação. Confira alguns destaques desta sexta-feira (14). 

F1 in Schools inova com avaliação ao vivo 

As equipes brasileiras de F1 in Schools apresentam evolução e crescimento ano após ano, desde a implementação do programa no país pelo SESI em 2019. A prova disso se mostra nas pistas aqui do festival, assim como lá fora, na etapa mundial. 


“O trabalho desenvolvido no Brasil, em termos de qualidade das equipes, é surpreendente. Vemos isso na produção dos carros, que não ficam mais atrás de nenhum outro país, até mesmo daqueles com mais experiência no programa”, enfatiza Nelson Vale, diretor de Operações Internacionais de F1 in Schools Global. 


Para garantir essa qualidade e o constante aprimoramento dos carros e escuderias, técnicos e juízes passam por treinamentos e formações para conduzir e avaliar as equipes da melhor forma possível, buscando seguir os padrões das competições internacionais e estimular o crescimento dos estudantes dentro da F1. 

A evolução das equipes de F1 in Schools se faz presente nas pistas de competições nacionais e internacionais

Nelson coordena o programa mundialmente e destaca que a grande novidade da F1 neste ano no Brasil é a implementação do escrutínio ao vivo. Para quem não sabe, o escrutínio leva em consideração o melhor projeto de carro que conseguiu atingir todos os critérios de dimensões, design, inovação e engenharia.  

Nos anos anteriores, essa avaliação era realizada de forma reservada entre os juízes e apenas repassada por escrito às equipes. Com o escrutínio ao vivo, os alunos, juntamente com seus técnicos, conseguem visualizar falhas e penalizações de desempenho dos carros e aperfeiçoarem posteriormente. 

“Estamos revolucionando o nacional do Brasil com a introdução do escrutínio ao vivo. Realizamos isso pela primeira vez na final do mundial de 2024, na Arábia Saudita. No final, o propósito de tudo isso é ser o mais justo possível para encontrar a equipe que representará o país no mundial”, conclui o coordenador. 

Estudantes de escolas públicas prestigiam o festival  

Ao longo do dia, professores e estudantes de escolas públicas estiveram presentes no evento. Organizados e guiados em grupos, para conhecer cada parte do festival, eles ocuparam arquibancadas das competições, descobriram ideias inovadoras de projetos desenvolvidos por alunos e exploraram o mundo robotiquer. 

O professor Clemerson Oilio, estava à frente de uma turma animadíssima da Escola Classe 01 Incra 08 de Brazlândia (DF). Para ele, a oportunidade de prestigiar o evento é única para seus estudantes, que residem em zona rural e nunca tiveram contato com a robótica. 

Escola Classe 01 Incra 08 de Brazlândia (DF) foi uma das unidades educacionais convidadas para conhecer o evento

“Sempre tive vontade em ver de perto, só acompanhava o evento pela televisão. Ontem, quando comuniquei à turma que viriam foi uma felicidade imensa. Chegaram aqui ansiosos para conhecer”, conta o educador. 


Dava para ver a alegria nos olhos da pequena de 10 anos, Layana Aline Martins, que, antes de chegar ao festival, não fazia ideia do que era robótica. 

“Tudo aqui é muito lindo e divertido. Nunca tinha visto um robô, é a primeira vez, na minha escola não tem isso, mas queria muito aprender e participar”, declara. 

O tal do “Gracious Professionalism, hey!” 

Quem anda pelas competições de robótica logo se depara com o conceito de Gracious Professionalism, e quando essa frase é dita, todos os estudantes vibram. E sim, você deve estar se perguntando: o que é isso? 

No universo das competições de robótica, Gracious Professionalism representa o equilíbrio entre a busca pela excelência e o respeito mútuo. Combinando cordialidade, empatia e respeito. O "Gracious" (cordial) convida os competidores a se relacionarem de forma respeitosa, independentemente das adversidades.  

Já o "Professional" (profissional) reflete a responsabilidade com o conhecimento adquirido e a seriedade com que o aplicamos para o bem coletivo. 

O Gracious Professionalism é representado entre os competidores por meio do respeito mútuo, colaboração e trabalho em equipe

"Um exemplo de Gracious Professionalism é quando uma equipe vê um projeto inovador de outra e se entusiasma, torcendo pelo sucesso dessa equipe. Isso reflete o espírito de colaboração e respeito no ambiente competitivo", explica Flávia Doso, analista técnico educacional do SESI São Paulo. 


Competir pela FIRST vai além de simplesmente vencer. Trata-se de valorizar o processo e o esforço por trás de cada robô, de cada ideia. A vontade de vencer é natural e compreensível, afinal, cada competidor sabe o tempo, energia e dedicação investidos no desenvolvimento de suas criações. Mas isso não pode ser maior do que o respeito pelo trabalho e pela pessoa adversária. 

 Nas competições, isso é levado muito a sério. Os estudantes sempre ajudam uns aos outros e, em nenhum momento, é permitido brigar ou vaiar as equipes. Então, sempre que ouvir "Gracious Professionalism", você já sabe: é só gritar “hey”! 

A tradicional troca de botons nas competições de robótica  

Quem visita as competições de robótica, seja em nível regional, nacional ou mundial, logo percebe um acessório presente em quase todas as equipes: os botons personalizados. O que começou como uma simples lembrança dos times logo se transformou em uma tradição empolgante – a troca (ou melhor, a caça!) de botons nos torneios.   

O objetivo vai além da coleção. A prática incentiva os participantes a interagir, visitar outros pits e até conhecer diferentes categorias, promovendo o espírito colaborativo e a troca de experiências. Pequenos, coloridos e cheios de significado, os botons representam a identidade de cada equipe e fortalecem os laços entre competidores.   

A troca de botons é um momento de troca de experiências entre os competidores de robótica

Quem caminha pelos stands da robótica encontra juízes, treinadores e competidores literalmente vestidos de botons. Bonés cobertos de broches? Temos! Jaquetas e coletes repletos de botons? Também! Hoje, eles são muito mais do que simples acessórios – são símbolos de amizade, respeito e do famoso Gracious Professionalism, incentivando a troca de conhecimento e a celebração das conquistas dentro e fora das arenas.   

Se você visitar o Festival SESI de Robótica, não pode deixar de levar um boton da sua equipe favorita – ou vários! Para conseguir, é simples: tire um tempo para conversar com os times nos pits e, além de garantir uma lembrança especial, aproveite para conhecer mais sobre os incríveis projetos que estão transformando o futuro da tecnologia. Afinal, mais do que a coleção, o que importa mesmo é a troca! 

Confira as fotos do Festival SESI de Educação!

Os melhores momentos do evento já estão disponíveis no nosso álbum no Flickr. Acompanhe as montagens dos robôs, os desafios das equipes e toda a energia da competição!  

Acesse agora e veja de perto a inovação e a criatividade dos estudantes.

Relacionadas

Leia mais

Ensino de robótica nas escolas impulsiona jovens para Engenharias
Mapa da robótica: explore TUDO o que rola no maior torneio do Brasil! ⚓
GALERIA: as melhores fotos do primeiro dia de competições no maior torneio de robótica do Brasil

Comentários