SESI e FAO assinam acordo para ampliar ações do Programa Cozinha Brasil

Parceria facilitará a transferência da tecnologia social do programa que ensina a aproveitar melhor os alimentos para países da América Latina, Caribe e África

Roma – O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Jair Meneguelli, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, assinaram nesta terça-feira, 15 de maio, em Roma, termo de cooperação técnica de promoção da segurança e educação alimentar. A parceria entre as duas entidades facilitará a transferência da tecnologia social do Programa Cozinha Brasil, que ensina, por exemplo, como aproveitar melhor os alimentos deixando mais nutritivos e saudáveis, para países da América Latina, Caribe e África. 

O acordo com a FAO será realizado por meio de ações de educação alimentar e nutricional, combate ao desperdício de alimentos, promoção e incentivo à agroindústria, associativismo e geração de renda. Possibilitará, também, a atuação conjunta das instituições no intercâmbio de conhecimentos sobre experiências de apoio à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável com foco na educação alimentar e nutricional, assistência técnica e incentivo à agroindustrialização. 

O presidente do Conselho do SESI, Jair Meneguelli, destacou  que o termo de cooperação ajudará a levar o Cozinha Brasil para os diversos países que solicitam a transferência da tecnologia. “Com esta parceria teremos um grande apoio institucional às ações do Programa, que podem ser concretizadas em uma política pública nos países em desenvolvimento”, acrescentou. 

O diretor da FAO, José Graziano da Silva, disse que a instituição poderá atuar na mobilização dos países que receberão o Programa, já reconhecido pela organização internacional como um modelo a ser seguido na promoção da alimentação adequada e saudável. Graziano acrescentou ainda, que conta com o apoio do setor empresarial para disseminação do programa. 

O Cozinha Brasil promove desde 2008 a educação alimentar e nutricional com foco no combate ao desperdício de alimentos. O programa está nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e foi implantado no Uruguai e Moçambique. A ações do Cozinha Brasil também estão sendo replicadas em Honduras, Guatemala e El Salvador.

Relacionadas

Leia mais

7 cursos do SENAI pra você dar um show na cozinha
Cozinha Brasil: o programa
Como se inscrever no Programa Cozinha Brasil

Comentários