No SESI, Gustavo Borges fala sobre sonhos e busca por resultados

Em palestra em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o campeão olímpico de natação destacou ainda a importância do esporte para a construção da personalidade e cidadania

Gustavo Borges prega importância dos sonhos e busca por resultados

Sonhos, excelência, metas e resultados foram o foco da palestra “Atitude de Campeão”, do campeão olímpico de natação Gustavo Borges, que esteve nesta segunda-feira (11), no Serviço Social da Indústria (SESI) de Corumbá como parte da divulgação da Metodologia Gustavo Borges (MGB) de natação. Para um ginásio cheio de alunos, pais e comunidade em geral, o nadador contou da sua trajetória no esporte e reforçou a importância de traçar objetivos em qualquer área.

“Eu quero que vocês entendam que eu me dediquei à natação, mas serve para todos vocês. Tenham um sonho e trabalhe para realizá-lo. O tema atitude de campeão tem a ver com essas duas palavras mesmo, de trabalhar a questão dos sonhos, excelência, busca de resultado, seja ele qual for, num linguajar próximo dos jovens, crianças e pais”, afirmou Gustavo Borges.

Ele ainda destacou que a natação foi importante não só como trabalho, mas também na construção de personalidade e cidadania. “Os valores que vêm do esporte, e a natação é apenas um deles, é muito enriquecedor para o nosso dia a dia. Por isso, eu confio muito no esporte, na natação, que é o que eu vivencio. Desde cedo nadei, aprendi muito com o esporte e essa junção de valores vem desde 1986, então, quando trazemos os ideais olímpicos, também vemos muitos valores”, completou.

Para o articulador de esporte nas unidades do SESI de Mato Grosso do Sul, Marcio Aparecido Alves, a visita do medalhista olímpico ultrapassou a presença de um ídolo.

“Por mais que os alunos estivessem tietando, o Gustavo veio nos mostrar que o caminho para ser um campeão começa na base, dentro da sala de aula. Acho que o mais legal foi entendermos que nada acontece do dia para a noite, precisamos dar passos, precisamos acreditar e, principalmente sonhar, aprendendo que quando tudo parece dar errado, existe uma luz no fim do túnel”, salientou.

Na avaliação da gerente do SESI de Corumbá, Silvana Barros, a palestra com o medalhista deverá trazer ainda mais motivação aos jovens e crianças. “Com certeza a presença dele aqui para falar a vida de um atleta só vai nos ajudar e ajudar nossas crianças a entenderem melhor esse poder transformador do esporte. Não por acaso o SESI escolheu trabalhar com a Metodologia Gustavo Borges, que se assemelha com a nossa metodologia de preparar o aluno para a vida”, pontuou.

Na mesma linha, a diretora da Escola do SESI de Corumbá, Mirian de Jesus, ressaltou que a palestra no início do ano letivo traz um ânimo diferente para todos. “Acredito que nossos alunos vão passar a encarar os estudos de forma diferente, porque o Gustavo trouxe essa importância de dedicação em todas as áreas. Estamos muito orgulhosos por esse momento, além de dar a toda a comunidade corumbaense a oportunidade de conhecer de perto um campeão olímpico que tem muito a compartilhar com a gente”, considerou.

Pais e alunos prestigiaram o evento e elogiaram a metodologia motivadora

REPERCUSSÃO - Para João Carlos Rodrigues, a palestra contribuirá para que encare todas as atividades do dia a dia de outro jeito. “Eu vim para prestigiar mesmo essa iniciativa do SESI, que faz parte do Sistema Indústria, mas saio daqui diferente, porque o Gustavo Borges trouxe uma reflexão que vai além da natação e de uma competição olímpica. O que mais me chamou atenção foi ele falar que quando a gente escolhe fazer algo, precisa fazer bem feito e se dedicar ao máximo”, disse.

O aluno da 3ª série do ensino médio da Escola do SESI de Corumbá, Daniel Lobo Lima, ressaltou que com a palestra, aprendeu que atitude de campeão não serve apenas para o esporte. “Ele falou sobre a importância de traçarmos metas e nos esforçarmos para alcançá-las. Acho que para a gente, que está na última série do ensino médio, foi ainda mais importante, porque estamos num ano em que precisamos nos dedicar ainda mais, porque temos o vestibular”, salientou.

Pai de uma das alunas, Rogério Guths só soube elogiar o SESI por toda a organização. “Estou maravilhado com esse evento, que trouxe mais motivação para os alunos, mas também que serviu para todos que estiveram presentes nesse evento. Ter um campeão olímpico contando sua trajetória é uma lição de vida para todos nós”, finalizou.

Relacionadas

Leia mais

Colégio SESI Internacional do Paraná oferta educação trilíngue no ensino médio
Espaço Maker: Conheça a novidade do SESI para preparar os alunos para o futuro
7 conquistas inesquecíveis dos alunos do SESI em 2018

Comentários