Ação Global: SESI e Globo beneficiam comunidades com serviços de educação

Mutirão de cidadania realizado no próximo sábado (26) terá como foco educação para jovens e adultos e cursos de educação continuada, além de outros serviços básicos gratuitos

O Serviço Social da Indústria (SESI) e a Globo realizam neste sábado (26), em 27 cidades, a 25ª Ação Global, um mutirão de cidadania que oferece serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, saúde, jurídica, beleza, lazer, entre outros. Com o tema Educando para transformar, a iniciativa destaca neste ano a oferta de matrículas e sensibilização de jovens e adultos para completarem a educação básica. Além disso, haverá ações educativas para abordar diversos assuntos, como saúde, meio ambiente e segurança no trânsito.

De acordo com o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, a educação de jovens e adultos é uma prioridade da instituição tanto para que eles sejam mais facilmente inseridos no mercado de trabalho como também para aumentar a competitividade e a inovação nas empresas. “A Ação Global tem o grande desafio de mobilizar os cidadãos a adotarem a educação como uma ferramenta poderosa de transformação pessoal e de construção de uma nova trajetória de vida”, destaca. “A Ação Global mobiliza parceiros em todo o Brasil para oferecer para as famílias oportunidades de acesso à informação e orientação qualificadas e prestação de serviços no campo dos direitos sociais”, diz a diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo.

Na indústria, que emprega 9,6 milhões de pessoas, cerca de 38% dos trabalhadores não completaram a educação básica. Preocupado com esse cenário e com a elevada evasão escolar dessa modalidade de ensino – que chega a mais de 80% na rede pública –, o SESI desenvolveu metodologia de educação de jovens e adultos (EJA) que permite a redução da carga horária com base no reconhecimento de conhecimentos prévios e com um currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos. “O índice de evasão da EJA do SESI é de 15%, bem abaixo da média nacional, e permite a conclusão mais rápida do ensino médio, já que 80% do curso é realizado a distância no ritmo de cada aluno”, relata Mól.

MUDANÇA DE VIDA – Entre os alunos que atestam a qualidade da nova metodologia está o baiano Edelcimar Ferreira Santos, 32 anos, que havia parado de ir à escola no 1º ano do ensino médio aos 18 anos, quando foi prestar o serviço militar obrigatório. Na EJA do SESI, concluiu o ensino médio e já sente os efeitos positivos da elevação da escolaridade na carreira profissional. Ele, que trabalha como fiscal de limpeza de praias em Salvador, hoje pode concorrer a uma vaga de supervisor na empresa onde trabalha. “Com a escolaridade que tinha, não podia coordenar grandes equipes. Agora, estou concorrendo a uma vaga para coordenar 120 pessoas e tudo isso aconteceu rapidamente porque o SESI valorizou todo o conhecimento que adquiri ao longo da vida e não apenas nos bancos escolares”, comemora Santos, que pretende fazer curso superior na área de gestão ambiental.

A paraense Serena Baia de Almeida, 44 anos, voltou a estudar por incentivo de um dos donos da Marinas do Porto, fábrica de palmitos onde trabalha em Belém. Ela, que há 32 anos havia parado os estudos no 4º ano, está no 9º ano e venceu o desafio de lidar com computadores e internet. “Antes de iniciar a EJA, o SESI promoveu um curso de inclusão digital, o que me permite acompanhar as aulas a distância”, conta Serena.

OUTROS SERVIÇOS – Na Ação Global, o SESI também fará oficinas e demonstrações de robótica e mini-cursos de gastronomia. Além disso, oferecerá exames médicos, odontológicos, nutricionais e laboratoriais. Em alguns locais, como no Itapuã, comunidade de baixa renda do Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) será parceiro e realizará oficinas em diversas ocupações industriais, como Panificação, Jardinagem e Paisagismo, de Manutenção de Bicicleta e Costura Industrial.

No evento, haverá ainda serviços jurídicos e de cidadania, como emissão de documento de identidade e carteira de trabalho. Em todas as comunidades onde ocorrerá a Ação Global, a Ouvidoria Geral da União e dos estados e municípios vão registrar reclamações e sugestões das pessoas para melhoria dos serviços públicos.

EJA – Desde 1946, o SESI oferece cursos de educação de jovens e adultos. A metodologia desenvolvida pela instituição, que prevê 80% das aulas a distância, tem como base a identificação, a validação e a certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos realizados com a participação de especialistas de cada área do conhecimento – linguagens e códigos; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza.

São realizadas avaliações, entrevistas e preenchimento de formulários para identificação de conhecimentos prévios. Além disso, há construção de itinerários educativos conectados com a realidade profissional e possibilita que o estudante também faça qualificação profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

A metodologia da EJA criada pelo SESI é considerada inovadora e recentemente recebeu reconhecimento internacional pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

AÇÃO GLOBAL – Desde 1991, o SESI e a Rede Globo promovem a Ação Global, um mutirão de cidadania que ocorre em um dia no ano em comunidades de baixa renda em todo o país. Até agora, mais de 18 milhões de pessoas foram atendidas pela iniciativa. 

Veja abaixo os locais onde será realizada a Ação Global em todo o país:

Estado Cidade Local de Realização
Acre Plácido de Castro Espaço Sesc - Rodovia AC 40, 594 - Centro
Alagoas Palmeira dos Índios Escola Estadual Humberto Mendes - Av. Muniz Falcão, 701 - São Francisco
Amazonas Rio Preto da Eva Centro Administrativo - Rua Governador Pimenta Bueno, s/nº - Centro
Amapá Macapá Escola Estadual Professoria Maria Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes - Avenida Cícero Marques de Souza
Bahia Salvador Escola Reitor Miguel Calmon - Avenida Barros Reis, 4069 - Fazenda Grande do Retiro
Ceará Fortaleza SESI Parangaba - Av. João Pessoa, 6754
Distrito Federal Itapoã SENAI Itapoã - Quadra 202, Bairro Del Lago
Espírito Santo Cachoeiro de Itapemirim SENAI Cachoeiro - Avenida Jones dos Santos Neves, 975 - Bairro Alto Monte Cristo
Goiás Aparecida de Goiânia Unidade Integrada SESI SENAI Aparecida - Rua dos Pirineus, quadra 1, lote 1, Residencial Village Garavelo
Maranhão São Luís Multicenter Sebrae - Av. Jerônimo de Albuquerque, 50 - Alto do Calhau
Minas Gerais Contagem Sambódromo de Contagem - Av. Francisco Firmo de Matos, s/nº - Bairro Eldorado
Mato Grosso do Sul Corumbá Av. Nossa Senhora da Candelária, 1555 - Bairro Maria Leite
Mato Grosso Várzea Grande SESI Cristo Rei - Av. Dom Orlando Chaves, 1086 - Bairro Cristo Rei
Pará Paragominas Unidade SESI Paragominas - Rodovia PA 256, KM01, 156 - Nova Conquista
Paraíba Catolé do Rocha Escola Municipal Professora Catarina Maia - Rua Autro Gonçalves Alves Diniz, 722
Pernambuco Caruaru Rua São Vicente Ferrer, s/nº - Boa Vista II
Piauí Parnaíba CAIC Parnaíba - Rua Coronel Manoel Antônio da Silva - Frei Higino
Paraná Pato Branco Rua Xingu, 833 - Amadori
Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rua Silva Teles, 104 - Andaraí
Rio Grande do Norte Natal SESI Clube Natal - Av. Cap Mor Gouveia, 2770 - Lagoa Nova
Rio Grande do Norte Mossoró Rua José Leite, 100 - Abolição
Rondônia Porto Velho Unidade SESI SENAI Lagoa - Rua Rio de Janeiro, 4734 - Bairro Agenor de Carvalho
Roraima Boa Vista Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 - Aeroporto
Rio Grande do Sul Lajedo Parque do Imigrante - Av. Alberto Muller
Santa Catarina Araranguá Praça Hercílio Luz
São Paulo Cotia SESI de Cotia - Rua Mesopotamia, 300 - Moinho Velho
Tocantins Pedro Afonso Escola Municipal Sousa Aguiar - Rua Sousa Aguiar, s/nº - Setor Bela Vista - Centro

Relacionadas

Leia mais

SESI e Globo promovem Ação Global em 27 cidades no sábado, dia 26 de maio
Método inovador de educação de jovens e adultos do SESI é destaque do programa Conexão Futura
CNI integra Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Comentários