Dumping é tema de encontro em Curitiba, com representantes da CNI e do MDIC

O dumping é visto como uma prática desleal de comércio exterior para enfraquecer e desestruturar a indústria de um país

Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) – com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), estarão em Curitiba nesta quinta-feira (18) para reforçar, junto aos industriais, ações de antidumping. No encontro, que contará com um workshop gratuito, a CNI vai apresentar sua cartilha sobre o tema.

O dumping é considerado uma prática desleal de comércio exterior que é adotada com o intuito de enfraquecer e desestruturar a indústria de um país. Uma empresa – ou um grupo – passa a exportar produtos por preços mais baixos que os que pratica em seu próprio país. Depois de conseguir prejudicar os fabricantes de produtos similares no local, passa a dominar o mercado e a impor preços altos. 

Em janeiro de 2014, a Câmara de Comércio Exterior publicou a Resolução nº 3, que restringe a entrada no Brasil de louça para mesa produzida na China. O case – que evitou o colapso do polo de Campo Largo, considerado o maior do setor no país – será apresentado durante o encontro.

Relacionadas

Leia mais

Confiança dos empresários volta a cair e é a menor desde 1999, diz pesquisa da CNI
CNI e Sebrae oferecem 27,7 mil vagas de capacitação para empreendedores em todo o país
Conselho de Meio Ambiente da CNI discute mudanças climáticas durante reunião, em Rio Branco

Comentários