Cadeias produtivas sucroenergética e de celulose e papel apontam dificuldades dos segmentos

Evento Encontros com a Indústria - Cadeias Produtivas reuniu empresários dos segmentos na tarde desta quarta-feira (22/05), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS)

Questões que envolvem burocracia, licenciamento ambiental, revisão dos marcos regulatórios, incentivos fiscais, uso de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), qualificação e logística foram alguns dos problemas apontados por empresários dos segmentos de açúcar, energia, álcool, papel e celulose durante o evento Encontros com a Indústria - Cadeias Produtivas na tarde desta quarta-feira (22/05), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), como parte da programação da Semana da Indústria, promovida pela Fiems.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o empenho em propor um modelo moderno e prático para desenvolver as ações. "Todos nós temos boa vontade de manter o Estado de Mato Grosso do Sul em desenvolvimento. As dificuldades são muitas, por isso temos que alinhar os pontos em comum aos segmentos para facilitar as negociações", declarou. 

Já o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, que conduziu a reunião detalhou o decreto que trata da prorrogação dos benefícios e incentivos fiscais até 2028. "É importante sabermos como está e como ficaram os critérios dos incentivos para cada setor, no que diz respeito à prorrogação e o plano de sustentabilidade", disse.

Para o presidente do Sinpacems (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Estado de Mato Grosso do Sul), Francisco Valério, as discussões da tarde desta quarta-feira foram fundamentais para a busca de soluções. "Isso tem mesmo de ser alinhado e não de forma individual das empresas. Só alinhando todos os setores poderemos crescer, o que a Federação está proporcionando é muito importante para conseguirmos unir os setores", destacou.

Já o presidente da Biosul, Roberto Cezar de Hollanda Cavalcanti Filho, destacou que o encontro das cadeias produtivas revela é de suma importância para os segmentos industriais. "É uma oportunidade de trazermos nossas demandas e gargalos para o desenvolvimento. Reunindo aqui é muito mais fácil de fazermos um trabalho em conjunto e buscarmos soluções", disse.

Serviço - Mais informações sobre a Semana da Indústria podem ser obtidas pelo hotsite www.fiems.com.br/semanadaindustria

Relacionadas

Leia mais

Senai apresenta portfólio de serviços e cursos às indústrias de papel e celulose
Longen garante apoio de Sesi e Senai à nova fábrica de celulose
VÍDEO: O técnico em celulose e papel atua em todas as fases do processo industrial

Comentários