A defesa de interesses da indústria no Congresso (Ep. #38)

No episódio do podcast Indústria de A a Z de hoje, você vai saber como a defesa de interesses da indústria no Congresso Nacional pode melhorar a sua vida

A política tem a ver com a criação de diretrizes que organizam a vida da sociedade. É a administração do patrimônio público pra viabilizar o bem-estar de todos. Governar é isso: a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas.

E para quem quer defender seus interesses, o diálogo, a argumentação, articulação entre sociedade, os setores e os atores políticos é o básico. Além de claro, implementar isso em leis.  

Esse episódio conta com a participação de Armando Monteiro, ex-presidente da CNI. Ele foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior durante o governo Dilma Rousseff. Quem também participa da conversa é Marcos Borges, Gerente Executivo de Assuntos Legislativos da CNI. Eles falam sobre projetos prioritários, como a Reforma Tributária, regulamentação do crédito de carbono e a importância de um aprimoramento legislativo no Brasil, como a do licenciamento ambiental.

Se quer entender de que forma a defesa de interesses da indústria vai melhorar a sua vida, esse podcast é para você. Confira também nossa versão em vídeocast: 

O que é política industrial?

Política industrial é o conjunto de ações que envolve setor público e setor privado para formar uma visão estratégica para o crescimento do setor industrial de um país. Uma política industrial bem desenvolvida gera resultados não apenas no campo da competitividade, mas também na geração de mais postos de trabalho e empregos com melhor remuneração.    

Política Industrial no Brasil   

A política industrial mudou ao longo dos anos. Ao contrário do que já foi pensado um dia, ela não é definida hoje como um pacote de incentivos e subsídios concedidos por um estado complacente com a ineficiência.

Atualmente, o foco das políticas industriais contemporâneas está na mudança estrutural e o aumento da competitividade e da produtividade.

Desafios da política industrial

As políticas industriais, de inovação e de comércio exterior devem necessariamente ser pensadas e executadas de forma integrada. No Brasil, essas políticas são, historicamente, desenhadas de forma independente e, por vezes, possuem objetivos divergentes.

A falta de integração e coordenação entre elas reflete, sobretudo, a falta de um modelo de governança que contribua para a definição de prioridades e oriente a conduta dos atores do Estado.

Saiba mais: Política industrial: entenda como ela afeta a economia

Esse é o podcast Indústria de A a Z

O podcast Indústria de A a Z é uma produção da Agência de Notícias da Indústria que traz quinzenalmente os assuntos da indústria, sempre de um jeito fácil de entender.

Para acompanhar os próximos programas, é só inscrever o Indústria de A a Z no seu tocador de podcast preferido e ativar o sininho no YouTube da CNI. Ah, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário. A sua sugestão pode ser o nosso próximo podcast!

Relacionadas

Leia mais

Mercado de carbono: o Brasil é uma potência? (Episódio #37)
Crédito verde: o que é e como obter? (Ep. #36)
#32 - Saúde mental no ambiente de trabalho

Comentários