Como MPEs podem se beneficiar do Cadastro Positivo

CNI e ANBC abordam principais pontos do banco de dados de “bons pagadores” em cartilha gratuita. As instituições prestam serviços para micros e pequenas empresas para facilitar acesso a crédito

O acesso facilitado a crédito e juros reduzidos são fatores que ajudam empresários, principalmente de menor porte, no investimento e para o crescimento de seus negócios. Para auxiliar micros e pequenas empresas (MPEs) a alcançarem recursos a custos menores, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) lançaram a cartilha gratuita Cadastro Positivo: Como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar.

O Cadastro Positivo reúne o histórico de operações de crédito de consumidores e empresas, e atualmente, conta com mais de 140 milhões de cadastros de pessoas e empresas.

Um dos benefícios que os empreendedores podem ter ao serem incluídos no banco de dados do Cadastro Positivo, é melhorar/aumentar a nota de crédito e, assim, acessar linhas de financiamento com taxas de juros mais em conta.

O gerente de Política Econômica da CNI, Fabio Guerra, explica que a cartilha surgiu depois que as instituições perceberam a necessidade de apresentar esses resultados para orientar e incentivar a participação das MPEs no Cadastro.

Cartilha orienta MPEs a conseguirem crédito em condições mais vantajosas

“É comum vermos a divulgação dos benefícios do Cadastro Positivo para os consumidores, mas pouco é falado para os micros e pequenos empresários. Esta cartilha é um serviço de orientação para que as MPEs conheçam o instrumento, se atualizem, e tenham mais vantagens no mercado”, explica Guerra.

“O Cadastro Positivo consolidou-se como um direito das empresas que se utilizam do crédito. Conhecer e saber como utilizar essa ferramenta certamente levará as empresas no caminho da utilização sustentável de recursos direcionados para investimentos ou para a manutenção da operação”, concorda o presidente da ANBC, Elias Sfeir.

A cartilha Cadastro Positivo: Como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar é uma das iniciativas da parceria, que foi firmada entre a Rede de Núcleos de Acesso Crédito (Rede NAC) da CNI com a ANBC, em 2021, para oferecer serviços para empresas que acessam ou desejam acessar linhas de financiamento.

Sobre o NAC

O NAC é uma iniciativa da CNI e das Federações das Indústrias para levar informações sobre crédito e finanças. A Rede está presente em 23 estados e no Distrito Federal, desde 2015, para recomendar as melhores opções de financiamento, orientar sobre os documentos necessários para solicitação e tirar dúvidas.

Relacionadas

Leia mais

CNI e BNDES renovam parceria que facilita acesso ao crédito para MPMEs
Conheça algumas das oportunidades de crédito disponíveis para as MPEs
CNI e Sebrae firmam novo acordo para incentivar desenvolvimento de MPEs dentro e fora do Brasil

Comentários