Manifesto de empresários e trabalhadores quer Senado votando com urgência fim de incentivo às importações

Segundo texto, redução do ICMS na importação impediu a abertura de 771 mil empregos desde 2010 e a economia brasileira deixou de produzir R$ 18,9 bilhões adicionais ao Produto Interno Bruto (PIB) naquele ano

Brasília  – A Coalizão Capital e Trabalho pelo Fim da Guerra Fiscal nos Portos, que une empresários e trabalhadores pela eliminação dos incentivos do ICMS às importações, publicou nesta quinta-feira, 01.03, nos principais jornais do país, manifesto propondo ao Senado “máxima urgência” na votação da Resolução 72/2010. O projeto zera as alíquotas de ICMS dos produtos importados em transações interestaduais, extinguindo na prática o incentivo.

O manifesto classifica a concessão do incentivo, usado por 12 governos estaduais para aumentar suas receitas, como “crime contra a indústria e o trabalhador” e afirma que a solução do problema está agora “nas mãos do Senado”. O documento é assinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 19 outras entidades empresariais e seis organizações de representação dos trabalhadores, entre as quais a Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

As entidades dizem, no documento, que os incentivos fiscais estão tornando o produto importado artificialmente mais barato que o nacional. Lembram que o Supremo Tribunal Federal (STF) já considerou o incentivo do ICMS inconstitucional. “Porém, os governos estaduais seguem desobedecendo à Constituição e à Justiça”, completam.

De acordo com o manifesto, a redução do ICMS na importação impediu a abertura de 771 mil empregos desde 2010 e a economia brasileira deixou de produzir R$ 18,9 bilhões adicionais ao Produto Interno Bruto (PIB) naquele ano. As 26 entidades afirmam ainda que “governos de diversos estados estão prejudicando os brasileiros ao dar incentivo fiscal a produtos fabricados em outros países”. Enfatizam que a aprovação urgente da Resolução 72/2010 impedirá que “esta guerra fiscal dos portos empurre o Brasil para dentro da crise mundial.”

Relacionadas

Leia mais

Plenário do Senado aprova normas de conformidade para produtos importados
Comissão de Assuntos Sociais do Senado debate Execução Trabalhista
Manufaturados dominam importações brasileiras da China

Comentários