A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoverá uma série de encontros de negócios itinerantes entre compradores estrangeiros e empresas brasileiras até o fim de novembro, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) . Os encontros acontecerão em 11 cidades brasileiras e serão divididas por setor. As oportunidades focam em alimentos e bebidas, cosméticos, metalmecânico, moda e móveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (veja abaixo).
Segundo a gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, o objetivo das rodadas é a promoção de negócios e o estreitamento de vínculos entre indústrias brasileiras e potenciais clientes na América Latina. "Há muito espaço nos mercados vizinhos ao Brasil. Nos encontros, os compradores descobrem novos produtos e as empresas brasileiras enxergam mais oportunidades de inserção internacional", explica. Em média, são 10 compradores estrangeiros em cada reunião.
Em setembro, o primeiro evento acontece em São Paulo, de 8 a 14, com foco em cosméticos, durante a Beauty Fair, maior feira de beleza profissional da América Latina. Na última semana do mês, entre 24 e 28, as cidades de Belo Horizonte e Curitiba sediam encontros para os setores de metalmecânico. Em outubro, ocorrem três rodadas e, em novembro, outras quatro edições para atender os demais setores.
COSMÉTICOS
8 a 14 de setembro - São Paulo (Beauty Fair)
METALMECÂNICO
24 a 28 de setembro - Curitiba e Belo Horizonte
ALIMENTOS E BEBIDAS
15 a 19 de outubro - Curitiba e Belo Horizonte
05 a 09 de novembro - Goiânia e Fortaleza
26 a 30 de novembro - Salvador, Recife e Maceió
MÓVEIS
29 a 31 de outubro - Curitiba e Fortaleza
MODA
16 a 20 de outubro - Maceió e Salvador
26 a 30 de novembro - Apucarana (RS) e Porto Alegre
3 a 7 de dezembro - Brusque (SC) e Fortaleza