ICC Brasil propõe uso de inteligência artificial para ampliar trocas comerciais

Câmara de Comércio Internacional no país apresentou na OMC um estudo sobre oportunidades de se usar as novas tecnologias para facilitar e ampliar as negociações entre os países. O projeto vai unir a comunidade de tecnologia, governos, líderes empresariais e acadêmicos de todas as partes do mundo.

A Câmara de Comércio Internacional do Brasil apresentou no Fórum Público 2017 da Organização Mundial do Comércio o início de um processo acelerar as negociações comerciais, as transações e o financiamento do comércio. A ideia é utilizar as novas tecnologias disruptivas, como inteligência artificial e block chain, em para a expansão do comércio internacional. 

Trata-se da "Intelligent Tech & Trade Initiative (ITTI), um projeto multimídia que examinará como tecnologias de ponta podem trazer novas abordagens funcionais e conceituais que permitam a empresas e países avançar nas transações e negociações do comércio internacional. A ICC acredita que com mais informações agregadas sobre as economias mundiais será possível criar modelos de complementariedade mais eficientes que vão facilitar na tomada de decisões. 

O ITTI deve dinamizar o debate envolvendo comunidade tecnológica, negociadores comerciais, líderes empresariais e acadêmicos sobre como buscar uma agenda comercial construtiva. Consciente das especificidades nacionais e multilaterais, a ITTI visa a combater forças de desglobalização que hoje influem sobre o comércio internacional.

O projeto foi apresentado durante o painel “Building an Intelligent Tech & Trade Initiative - ITTI: Augmented Intelligence & the Future of Global Trade”, em Genebra. A sessão na OMC é um dos primeiros passos desta iniciativa que reúne representantes de instituições e empresas tão diversas quanto a ICC (Câmara de Comércio Internacional), IBM, Gearbulk, UNCTAD e Columbia University, na avaliação de como o comércio global pode ser impactado positivamente pelo uso crescente de blockchain e plataformas de tecnologia cognitiva.

A ITTI é gerenciada pela ICC e foi idealizada pelo líder empresarial Daniel Feffer, Presidente da ICC-Brasil, e será dirigida pelo professor Marcos Troyjo, Co-Diretor do BRICLab na Columbia University | SIPA, onde leciona relações internacionais.

"A criação do ITTI é um movimento essencial que pode impulsionar o comércio para além dos obstáculos existentes", diz Daniel Feffer. “Tenho certeza de que blockchain e inteligência artificial impulsionarão o crescimento do comércio. Essas tecnologias podem ajudar tanto PMEs (pequenas e médias empresas) quanto Mercados Emergentes a ocupar uma fatia maior do comércio global ", acrescenta.

"Desintermediação, confiança e acesso ágil ao mercado se tornam possíveis graças a essas novas tecnologias. Minha visão é de que ferramentas instrumentais, como a Carta de Crédito  atualizada para um ecossistema intensivo em blockchain, ou modelar cenários de negociação através da inteligência artificial, aprimorarão transações e acordos comerciais. Precisamos, contudo, trabalhar para que tais tecnologias venham a incluir  empresas grandes ou pequenas, países ricos ou emergentes, de modo a que todos possam beneficiar-se de seu extraordinário potencial ", afirma Feffer.

Para o professor Marcos Troyjo, a ITTI mostrará como negociadores estarão mais bem preparados para enfrentar desafios comerciais se auxiliados por ferramentas de IA."Novas tecnologias podem ajudar delegações a reunir e estruturar informações, bem como prever diferentes resultados advindos das negociações. Este é um grande avanço na equiparação de condições entre os atores quando se trata de tratativas comerciais", argumenta Troyjo.

Para a IBM, a ITTI é uma ótima oportunidade de contribuir para a transformação do modo como as negociações internacionais funcionaram durante décadas. O potencial de adoção tecnológica é enorme e por meio dessa organização teremos agilidade, transparência, segurança e menos burocracia em todas as etapas do processo. “Países, cidadãos, pequenas, médias e grandes empresas ganham", diz Fabio Rua, Diretor de Assuntos Governamentais e Regulatórios da IBM Latin America.

As principais atividades da ITTI incluirão a publicação de trabalhos de pesquisa, estabelecimento de plataforma baseada na internet, organização de conferências e produção de documentários e entrevistas de TV e no YouTube sobre o futuro da tecnologia e do comércio.

A sessão da ITTI durante o Fórum Público 2017 da OMC teve como painelistas o Embaixador John Danilovich (Secretário-Geral do ICC), Embaixador Álvaro Cedeño (Representante Permanente da Costa Rica na OMC), Embaixador Rufus Yerxa (presidente do National Foreign Trade Council), Stewart Jeacocke (Líder do Global Government Centre of Competence da  IBM), Marion Jansen (Economista-Chefe do Centro Internacional de Comércio, ITC), Jan Hoffmann (Diretor de Facilitação de Comércio da UNCTAD), Theresa Carpenter (Diretora Executiva do Centro de Comércio e Integração Econômica, The Graduate Institute, Genebra), Daniel Feffer (Presidente do ICC-Brasil) e Professor Marcos Troyjo (Co-Diretor do BRICLab, SIPA, Columbia University). 

Relacionadas

Leia mais

Brasil e Alemanha devem liderar conclusão do acordo Mercosul-UE, diz presidente da CNI
Seis representantes da indústria falam da importância do acordo Mercosul–União Europeia
Acordo entre Mercosul e União Europeia aumenta acesso do Brasil a mercados com barreiras reduzidas, diz CNI

Comentários