Enaex 2013: Fortalecer propriedade intelectual é fundamental para inovação

Qualidade do sistema de propriedade intelectual é a chave para o investimento num mundo fragmentado em cadeias globais de valor, disse o diretor de Políticas e Estratégias da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Fernandes

José Augusto Fernandes (centro) moderou debate sobre inovação durante o Enontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX)

A qualidade do sistema de propriedade intelectual é a chave para o investimento num mundo fragmentado em cadeias globais de valor, disse o diretor de Políticas e Estratégias da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Fernandes. O economista moderou o Painel “Inovar para Exportar”, realizado nesta quinta-feira (22) durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro.

Para José Augusto, a ausência de um bom sistema de propriedade intelectual é, por si só, uma barreira ao comércio exterior. “Se uma empresa, por exemplo, tem planos de investimentos num determinado país, mas não tem a segurança da proteção do seu investimento, possivelmente não vai investir. E isso reduz a capacidade do país de exportar”, explicou.

O diretor da CNI lembrou que a fragmentação da produção mundial ocorre em cadeias de pesquisa e desenvolvimento. Se o país mantiver uma estrutura burocrática nesse setor, que impeça até a atração de cérebros estrangeiros, os centros de P&D do Brasil serão de segunda categoria.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

22.08.2013 - CNI defende maior inserção internacional da indústria brasileira
22.08.2013 - Brasil precisa de celeridade em procedimentos de importação e exportação, afirma diretor da CNI

Relacionadas

Leia mais

Empresários se reúnem em curso sobre Internacionalização
11 perguntas e respostas sobre formação de preço de exportação
CNI e federações de indústria apoiam a internacionalização de pequenas, médias e grandes empresas

Comentários